Com os avanços da tecnologia, novos softwares são desenvolvidos e aperfeiçoados, fazendo parte da vida das pessoas na realidade atual. Apresentamos o Software GeoGebra e sua funcionalidade de Realidade Aumentada para favorecer o ensino da matemática e contribuir para a formação dos professores que ensinam matemática. O estudo teve como objetivo tecer reflexões sobre oficinas de RA no ensino e formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Quanto a metodologia, tratou-se de uma pesquisa do tipo participante, que contou com a participação do pesquisador na mediação das atividades propostas durante a aplicação de uma Sessão Didática (SD) em duas oficinas em uma turma do curso de Pedagogia noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC), composta por 30 alunos, na disciplina “Ensino de Matemática”, no semestre 2023.1. A coleta de dados aconteceu através de observação e de um questionário de 5 questões objetivas aplicado na segunda oficina. O estudo alcançou resultados satisfatórios e significativos, pois os participantes demonstraram grade entusiasmo e interesse na realização das atividades propostas pelo pesquisador. Portanto e por tudo que foi observado, a RA por meio do GeoGebra mediado pela SF, contribui positivamente para o ensino e formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com