OFICINAS DE REALIDADE AUMENTADA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO FEDATHIANA

  • Autor
  • FREDSON RODRIGUES SOARES
  • Co-autores
  • Elaine de Farias Giffoni , Maria José Costa dos Santos
  • Resumo
  •  

    Com os avanços da tecnologia, novos softwares são desenvolvidos e aperfeiçoados, fazendo parte da vida das pessoas na realidade atual. Apresentamos o Software GeoGebra e sua funcionalidade de Realidade Aumentada para favorecer o ensino da matemática e contribuir para a formação dos professores que ensinam matemática. O estudo teve como objetivo tecer reflexões sobre oficinas de RA no ensino e formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Quanto a metodologia, tratou-se de uma pesquisa do tipo participante, que contou com a participação do pesquisador na mediação das atividades propostas durante a aplicação de uma Sessão Didática (SD) em duas oficinas em uma turma do curso de Pedagogia noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC), composta por 30 alunos, na disciplina “Ensino de Matemática”, no semestre 2023.1. A coleta de dados aconteceu através de observação e de um questionário de 5 questões objetivas aplicado na segunda oficina. O estudo alcançou resultados satisfatórios e significativos, pois os participantes demonstraram grade entusiasmo e interesse na realização das atividades propostas pelo pesquisador. Portanto e por tudo que foi observado, a RA por meio do GeoGebra mediado pela SF, contribui positivamente para o ensino e formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

     

  • Palavras-chave
  • GeoGebra. Realidade Aumentada. Ensino de Matemática. Formação de professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
Voltar Download

Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco

  • Desenvolvimento de aplicativos ou jogos na Plataforma GeoGebra;
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com a Plataforma GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com na Plataforma GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza

Comissão Científica

Josinalva Estácio Menezes

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz

José Genilson

 

geogebra.instituto.pe@gmail.com