O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo principal foi analisar a aprendizagem de acadêmicos ingressantes na Licenciatura em Matemática no que diz respeito a internalização de conceitos básicos de Geometria Plana. Este estudo de natureza qualitativa, pode ser classificado como uma pesquisa do tipo intervenção. Participaram desta investigação acadêmicos ingressos no primeiro semestre do curso de graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas. Foram desenvolvidas um conjunto de atividades que envolveram conceitos de Geometria plana com a utilização do software GeoGebra de acordo com as etapas de formação mental proposta por Galperin. Como recorte da pesquisa, nos restringiremos as discussões da atividade sobre a demonstração clássica do teorema de Pitágoras. Como parte dos resultados deste trabalho, entendemos que as tecnologias são capazes de produzir (re)construção de conhecimentos.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com