Este trabalho se trata de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e tem como objetivo apresentar uma análise de um jogo do tipo Nim desenvolvido no Software GeoGebra. Como embasamento teórico, recorremos à Teoria dos Jogos Combinatórios para caracterização desses jogos, adotando, de forma metodológica, a abordagem da Engenharia Didático-Informática (EDI). Nesta pesquisa, destacamos a fase de levantamentos de requisitos dessa metodologia. Realizamos uma investigação no site oficial do GeoGebra, onde identificamos quarenta e sete projetos relacionados de alguma forma ao Jogo do Nim. No entanto, apenas oito projetos foram, de fato, caracterizados como jogo do tipo Nim. A partir disso, escolhemos um jogo similar a versão Jogo do Nim denominado com Uma Pilha denominado por “Brincando com palitos de fósforos” e analisamos a estratégia vencedora através do mapeamento de possibilidades.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com