Os debates em torno do ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática em diferentes níveis educacionais são frequentes no âmbito da Educação Matemática. Em particular, essa discussão dentro do curso de Cálculo Diferencial e Integral I, oferecido no primeiro ano de graduações em matemática, engenharia e outras áreas, se caracteriza por ser polêmica, difícil e abstrata. Esse perfil curricular apresenta desafios evidentes, devido ao seu alto nível de abstração para um universitário de primeiro ano e a necessidade de representações gráficas ou algébricas que são historicamente mal planejadas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta didática para a formação continuada de professores por meio de um minicurso, utilizando a plataforma GeoGebra. A intenção é explorar as potencialidades dessa plataforma na apresentação dos conceitos matemáticos de limites, derivadas e integrais, estabelecendo conexões entre abordagens geométricas e numéricas. Além disso, busca-se criar um ambiente colaborativo de aprendizagem e avaliação, fazendo uso da integração entre o Google Classroom, o GeoGebra Tarefas, GeoGebra em Dispositivos Móveis e o compartilhamento de materiais, como applets, atividades e e-books, por meio do GeoGebra on-line.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com