Para comunicar ideias podemos utilizar diversos tipos de linguagem, mas um dos modos mais simples e eficazes é através da representação gráfica na forma de desenhos ou imagens (BARROS, 2012). Por vezes, com este tipo de representação consegue-se estar mais próximo da realidade do que com a comunicação oral ou escrita. No curso de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG) da UFPE, o aluno recebe formação prática e teórica que o habilitará a atuar na educação básica, técnica e no atendimento educacional especializado no campo da Geometria Gráfica e suas Aplicações. A geometria gráfica é o fio condutor que dá suporte ao aluno durante todo curso, permitindo-o, de acordo com seu perfil, à escolha de um ou mais eixos profissionais oferecidos. Esse artigo apresenta considerações acerca das vivências experimentadas por três alunas da LEG, partindo de uma comparação entre atividades e materiais produzidos no decorrer de disciplinas cursadas no decorrer dos semestres acadêmicos de 2020 a 2022. Utilizando diferentes abordagens (tradicional e digital), busca-se analisar as principais diferenças, dificuldades, facilidades, vantagens e desvantagens de cada uma.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com