Este trabalho faz parte da nossa dissertação de mestrado profissional, que teve por objetivo investigar o uso da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas no desenvolvimento do conteúdo de razão e semelhança de triângulos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, elaborada a partir de uma sequência didática que permitiu observar como o ensino, a aprendizagem e a avaliação podem ocorrer de maneira simultânea, sob o olhar das representações semióticas de tratamento e conversão de Duval, potencializadas pelas representações dinâmicas do Geogebra. Como resultado da pesquisa, observamos que a combinação da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, propiciou aos alunos, possibilidades de visualizar e explorar diferentes formas de representações semióticas de tratamento e conversão que oportunizou a aprendizagem com significado do conteúdo de razão e semelhança de triângulos.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com