O trabalho constitui uma pesquisa social, de caráter qualitativo, realizado numa turma de
primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. O objetivo desta pesquisa foi analisar a
aplicação de uma sequência didática para o ensino das funções logarítmicas com o suporte
tecnológico do GeoGebra. A teoria que alicerçou este artigo foi representada pela Teoria das
Situações Didáticas, de autoria de Guy Brousseau. A análise dos dados obtidos aconteceu a
partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para
análise de Redes; ambos compõem a metodologia de Emergência de Conceitos. O feedback
positivo dessa pesquisa foi produzido durante toda a aplicação da sequência didática, com a
análise dos resultados obtidos e a devolutiva dos alunos ao final do trabalho.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com