COMO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS PODE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM?

  • Autor
  • Karine Socorro Pugas da Silva
  • Co-autores
  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
  • Resumo
  • O trabalho constitui uma pesquisa social, de caráter qualitativo, realizado numa turma de

    primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. O objetivo desta pesquisa foi analisar a

    aplicação de uma sequência didática para o ensino das funções logarítmicas com o suporte

    tecnológico do GeoGebra. A teoria que alicerçou este artigo foi representada pela Teoria das

    Situações Didáticas, de autoria de Guy Brousseau. A análise dos dados obtidos aconteceu a

    partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para

    análise de Redes; ambos compõem a metodologia de Emergência de Conceitos. O feedback

    positivo dessa pesquisa foi produzido durante toda a aplicação da sequência didática, com a

    análise dos resultados obtidos e a devolutiva dos alunos ao final do trabalho.

  • Palavras-chave
  • Funções Logarítmicas. Sequência Didática. GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas. Emergência de Conceitos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
Voltar Download

Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco

  • Desenvolvimento de aplicativos ou jogos na Plataforma GeoGebra;
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com a Plataforma GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com na Plataforma GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza

Comissão Científica

Josinalva Estácio Menezes

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz

José Genilson

 

geogebra.instituto.pe@gmail.com