A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O USO DA TESSELAÇÃO DE VORONOI E O GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

  • Autor
  • Roberto da Rocha Miranda
  • Co-autores
  • Marcília Cavalcante Viana , Ana Patricia Sousa do Nascimento , Maria José Costa dos Santos , José Rogério Santana
  • Resumo
  •  

    A Tesselação ou Diagrama de Voronoi trata-se de uma ferramenta matemática que auxilia na divisão de um espaço em regiões, visando que cada região seja composta pelos pontos mais próximos de um determinado conjunto de pontos. O estudo é caracterizado como qualitativo, exploratório e observação participante, tendo sido realizado durante uma formação, acerca da Tesselação de Voronoi, ofertada a onze professores na disciplina Matemática II em um Mestrado Profissional da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se a Sequência Fedathi, com foco no plateau para fundamentação teórica. Na vivência das fases, foram trabalhados problemas matemáticos, a partir de atividades práticas com o auxílio do software Geogebra, discutindo-se a definição, a aplicação e as propriedades da Tesselação de Voronoi. Concluímos que o uso do software contribuiu para a visualização de que cada região de Voronoi é obtida a partir da interseção de semiespaços e, assim, a compreensão do que é polígono convexo, entre outros aspectos, como padrões, desse campo conceitual matemático. Consideramos o tema relevante para o ensino de matemática, ao permitir aos professores o desenvolvimento de habilidades de observação, criação, raciocínio lógico e geométrico, além de estimulação da criatividade, do pensamento reflexivo-analítico e da preparação para a incorporação dessas práticas pedagógicas inovadoras.

     

  • Palavras-chave
  • Tesselação de Voronoi. Sequência Fedathi. Geometria Plana. GeoGebra
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
Voltar Download

Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco

  • Desenvolvimento de aplicativos ou jogos na Plataforma GeoGebra;
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com a Plataforma GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com na Plataforma GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza

Comissão Científica

Josinalva Estácio Menezes

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz

José Genilson

 

geogebra.instituto.pe@gmail.com