DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM LESÃO CUTÂNEA: UMA ABORDAGEM SOBRE ERISIPELA

  • Autor
  • Yasmin Almeida Pereira Santos
  • Co-autores
  • Edna dos Santos Aragão Oliveira , Yasmim Anayr Costa Ferrari , Irla Karoline Nunes da Rocha , Maria Polyana Cruz Santos
  • Resumo
  •  

     

    A erisipela é uma infecção cutânea aguda de etiologia essencialmente estreptocócica, com episódios de recidiva frequentes. Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum em diabéticos, obesos e pessoas com déficit na circulação venosa dos membros inferiores. Atualmente são encontrados diversos sistemas de classificação de Diagnósticos de Enfermagem (DE), como a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). A elaboração do DE identifica fatores que podem levar à piora no quadro clínico do paciente. A pesquisa teve como objetivo determinar os principais diagnósticos de enfermagem utilizados no paciente com erisipela. Tratou-se de uma revisão bibliográfica a partir das bases de dados SCIELO, LILACS e BVS, nas quais foram utilizados os descritores: Diagnóstico de enfermagem; Ferimentos e lesões; Erisipela. Foram incluídos artigos em português, publicados entre 2009 e 2016. Por se tratar de dados de domínio público, não se fez necessária à aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Os pacientes com erisipela são afetados por complicações que vão desde lesões cutâneas, septicemia, endocardite e até casos de recidiva.  Dentre os diagnósticos de enfermagem, destacam-se: dor aguda, hipertermia, integridade da pele prejudicada, integridade tissular prejudicada, ansiedade, excesso de volume de líquidos, baixa autoestima, risco de infecção, mobilidade física prejudicada, intolerância a atividade e deambulação prejudicada. Diante deste cenário pode-se considerar que, o profissional enfermeiro, pode intervir de forma sistematizada, através do Processo de Enfermagem, para o planejamento da assistência ao indivíduo acometido pela erisipela. 

  • Palavras-chave
  • Diagnóstico de enfermagem, Ferimentos e lesões, Erisipela.
  • Área Temática
  • Tratamento de Ferias
Voltar Download

O I Congresso Norte Nordeste de Feridas e Coberturas aconteceu em Aracaju-SE nos dias 26 e 27 de abril de 20178. O evento que tem como tema central ''Prevenção e Tratamento de Feridas contou com a participação de mais 550 congressista, 15 palestrantes nacionais e 2 palestrante de Portugual. 

  • Tratamento de Ferias

Presidente do Evento

Felipe Johnnata Fidelis Neri Santos

 

Comissão Organizadora

Felipe Johnnata Fidelis Neri Santos

Anne Karolline Silva Santos 

Milene Zaiana Pereira Soares

Aline Menezes castro

Natacha Vieira Silva 

Lucas Santos Lima

Jonas Santana Pinto

 

Comissão Científica

Marcel Vinícius Cunha Azevedo
Viviane Freitas Andrade
Tatiane Negrão Assis da Rocha
Ruth Cristini Torres
Felipe Johnnata

 

Não houve.