RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA A ESTÍMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
CARMO, Bianca Alessandra Gomes do1
PEREIRA, Joyce Regina2
ABREU, Juliana Sousa de2
MIRANDA, Layza Gabrielle Lopes de2
FERNANDES, Daiane de Souza3
Introdução: Conforme o aumento da expectativa de vida, ocorreram mais discussões acerca do envelhecimento saudável e qualidade de vida da terceira idade, bem como a responsabilidade dos governos e sistemas de saúde para atender as demandas desse público1. A diminuição de funções cognitivas são consequências previsíveis do processo de fisiologia do envelhecimento, devido o acometimento das células nervosas, o declínio pode afetar a atenção, memória, orientação, linguagem e conduta motora de idosos, mesmo aqueles não diagnosticados com alguma doença e/ou síndrome2. Pesquisas mostram que promover o envelhecimento saudável com treinos e atividades com o objetivo de estimular e desenvolver habilidades de aprendizado, é possível compensar os declínios cognitivos, além de preveni-los3. No Brasil, estudos sobre o tema ainda são escassos, algo alarmante frente ao crescente envelhecimento da população e o número de idosos institucionalizados, condição essa que agrava o estado de saúde, a incapacidade funcional e o comprometimento cognitivo4. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de tecnologias para o estímulo de atenção e concentração de idosos institucionalizados. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa cujo tema era “Estimulo à atenção e concentração de idosos institucionalizados” que ocorreu em Junho de 2018 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos no município de Marituba, Pará. Foi desenvolvida por 6 acadêmicos de Enfermagem do 3º período da Universidade Federal do Pará (UFPA) e uma docente da atividade curricular “Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso”. Resultados e Discussão: Por meio da ação, foi promovido o estímulo à atenção e concentração por meio do jogo de memória e a narração de história juntamente com a avaliação das habilidades cognitivas dos idosos e a viabilização da interação entre os mesmos. Após a explicação dos discentes sobre a importância de atividades para incitar as funções cognitivas, alguns idosos demonstraram-se contemplados com a abordagem visto que afirmaram já realizar seu desenvolvimento da aprendizagem com outros jogos como caça-palavra e palavras cruzadas, contribuindo como reforço e manutenção do hábito. Ao final da ação foi perceptível a satisfação e bem-estar psicológico dos idosos em completar os pares do jogo da memória, além de aproximar os idosos com os acadêmicos permitindo a construção de um vínculo. Portanto, o incentivo e a realização de atividades cognitivas são uma forma de manutenção da saúde e de prevenção de um declínio cognitivo crescente. Considerações Finais: Dessa forma, o caminho para a prevenção do declínio cognitivo em idosos é realização e efetivação de práticas, atividades e programas de estimulação cognitiva em instituições de longa permanência e que dispõem de uma deficiência familiar, tendo mais chance de desenvolver um declínio. Por isso, há a necessidade de adequação e desenvolvimento de habilidades voltadas para esse público pelos profissionais de saúde e pelo sistema de saúde, estando de acordo com estatuto e a política nacional do idoso na garantia de seus direitos em acesso á saúde e promoção de envelhecimento saudável.
Descritores (DECS): Cognição, Saúde do idoso, Envelhecimento saudável.
Referências:
1. Fleck MPA. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva. 2000; 5(1):33-38
2. Organização Mundial de Saúde. The epidemiology and impact of dementia current state and future trends. Geneva: WHO; 2005.
3. Beckert M, Irigaray TQ, Trentini CM. Qualidade de vida, cognição e desempenho nas funções executivas de idosos. Estudos de psicologia. 2012;29(2):155-162.
4. Irigaray TQ et al. Efeitos de um Treino de Atenção, Memória e Funções Executivas na Cognição de Idosos Saudáveis. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2012;25(1) 188-202.
1Graduando em Enfermagem. Universidade Federal do Pará (UFPA). biancagomesdocarmo@gmail.com
2 Graduando em Enfermagem. Universidade Federal do Pará (UFPA)
3 Mestre em Enfermagem. Docente na faculdade de enfermagem. Universidade Federal do Pará (UFPA).
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
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