RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM COMUNIDADE PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

  • Autor
  • Luceme Martins Silva
  • Co-autores
  • Camila Emanuele Brito , Janilson Fonseca Silva , Jeane Daniely Matos da Silva , Zélia Saldanha
  • Resumo
  •  

    RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM COMUNIDADE PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

     

    SILVA, Luceme (AUTOR, RELATOR)1

    BRITO, Camila (AUTOR)2

    SILVA, Janilson (AUTOR)2

    SILVA, Jeane (AUTOR)2

    SALDANHA, Zélia (AUTOR, ORIENTADOR)3

                                                                                                                          

    Introdução: As Instituições de Ensino Superior dos cursos da área em saúde, vem buscando uma forma inovadora para uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde (1). O projeto de extensão é um processo educativo, científico e cultural que busca a articulação entre ensino e pesquisa para uma construção de saberes compartilhados entre acadêmicos e a comunidade (2). A saúde do indivíduo, deve ser vista como resultante das relações das variáveis ambientais, sociais e econômicas que pressionam as condições e qualidade de vida da população (3). Nesse sentido, o projeto “Caminhos Amazônicos” da Faculdade Cosmopolita, proporciona aos acadêmicos dos cursos de: Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia a inserção em comunidades, que o aproximarão de sua prática profissional, executando ações de promoção à saúde e prevenção de doenças prevalentes da região. As atividades incluíram atendimento ambulatorial, exames laboratoriais, fornecimento de medicamentos, Fisioterapia e Educação em Saúde (4,5). Objetivo: Descrever as atividades desenvolvidas no projeto de extensão e analisar os desafios e perspectivas para formação do acadêmico de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por discentes do curso do 4º e 5º semestre de Graduação em Enfermagem, realizado na cidade de Barcarena Município de Abaetetuba, através de visitas mensais nas seguintes comunidades: Tauerá do Beja, Moju Mirim e Curú-Perê, no período de abril a dezembro de 2018. Resultados e Discussão: Durante o período do projeto, foram adaptadas salas em escolas públicas para que os alunos realizassem suas práticas profissionais de atendimento à população. Como discentes em enfermagem, tivemos a oportunidade de vivenciar as ações e condutas de Enfermagem, tanto em atendimento ambulatorial como em visitas domiciliares. As principais patologias identificadas foram: hipertensão, diabetes, parasitoses, lesões de pele, pediculose e dois casos confirmados da Doença de chagas. Identificou-se também, alta taxa de natalidade e ausência da realização do pré-natal. Foi possível, juntamente com a Enfermeira preceptora, realizar algumas intervenções de enfermagem, tais como: consulta de Enfermagem, prescrições de medicamentos de acordo com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), além de palestras voltadas às demandas da comunidade e possíveis soluções para sana-las. No desenvolvimento das ações percebeu-se que os grupos de trabalho obtiveram uma ótima aceitação com aumento significativo dos participantes, bem como, o reconhecimento da comunidade local em relação ao trabalho realizado por todos os profissionais e alunos do projeto.  Considerações finais: Verificou-se que ações simples e integradas com equipes multidisciplinares em regiões carentes, como as visitadas, são capazes de oferecer enormes benefícios, não só a comunidade como aos discentes dos diversos saberes acadêmicos que podem colocar em prática os ensinamentos obtidos em suas áreas de atuação. Tal modelo pode facilmente ser implantado como resposta ao desafio de levar cidadania duradoura a essas comunidades e ao mesmo tempo, traz essa realidade aos alunos ampliando a sua visão de fatores determinantes para doenças na comunidade.

     

    Descritores (DECS): Relações Comunidade-extensão; Educação em Saúde; Enfermagem.

     

    Referências:

      

    1. OLIVEIRA, CS; BRÊTAS, AC; ROSA, A. A importância da extensão universitária na graduação e prática profissional de enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, nº 1, p. 171-186, jan/abr, 2017. Acesso: 18/01/2018. Disponível em:http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/Oliveiro-bretas-rosa.

     

    2. FREITAS, TP; PAULA, C; ZANON, BP et al. Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos de enfermagem. Rev Enferm UFSM. v.6, nº3, p. 307-316, jul/set, 2016. Acesso: 20/11/2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/314388913.

     

    3. DIAS, DG; STOLZ, PV. Projeto de extensão “Vivências para acadêmicos de enfermagem no Sistema Único de Saúde” na perspectiva do acadêmico. J Nurs Health. 2(2):440-5, 2012. Acesso: 03/01/2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3463.

     

    4. FERNANDES, KJSS; CLARO, ML; FIRMEZA, SNRM et al. Relato de experiência: Vivências de extensão na comunidade. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.1, p.97-104, 2016. Acesso em 15/01/2019. Disponível em: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1205.

     

    5. MANCHUR, J; SURIANI, ALA; CUNHA, MC. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG. v. 9, nº 9, jul./dez, Ponta Grossa, 2013. Acesso: 22/03/2019. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao.

     

     

  • Palavras-chave
  • Relações Comunidade-extensão, Educação em Saúde, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


Link para associar-se à ABEn Pará:

https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836