ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO CONTINUADA: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Oriana Karolina Corrêa Moraes
  • Co-autores
  • Pedro Felipe Lima Oliveira , Ana Carolina de Almeida Paiva
  • Resumo
  • Introdução: A educação continuada trata-se do processo de ensino ativo e permanente que promove o desenvolvimento integral, iniciando-se na formação acadêmica, permanecendo na vida profissional e tem o intuito de melhorar a capacidade técnica, cientifica de uma pessoa ou grupo, podendo refletir em mudanças de suas relações, processos e atos de saúde¹. O enfermeiro é um desses profissionais que, entre outras ações, busca desenvolver o conhecimento, a integração e vínculos no processo da educação continuada por meio de atividades que busque fazer com que este assunto se torne uma ferramenta para o convívio de futuros profissionais da área de enfermagem². Objetivo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar a importância desta ferramenta para a formação do profissional de saúde no processo educacional com alunos de graduação do curso de enfermagem, destacando o processo da educação continuada para a interação do trabalho em equipe e a construção do conhecimento na formação do indivíduo que resoluciona diversas problemáticas de uma forma holisticamente justa, respeitando a diversidade do cliente. Método: Consiste em um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos na área de enfermagem, em um contexto de um ciclo de capacitação profissional prestado pelo centro acadêmico (C.A), no qual se utilizou uma análise com graduandos de enfermagem em uma faculdade integrada do estado do Pará, sua execução aconteceu no período de abril. Como recurso de coleta de dados utilizou-se a demanda de inscritos, como forma de enfatizar a importância da oficina disponível, para analisar a educação continuada na formação dos indivíduos. A análise aconteceu desde o inicio do cadastramento, no qual se percebeu uma grande demanda pela capacitação com uma margem de 70 inscritos em apenas um dia, no dia da realização da palestra, pode notar que os alunos estavam muito motivados e estimulados com o conhecimento exposto e interagiram de uma forma positiva com o palestrante, onde se notou uma troca de conhecimento de ambos os lados. Os resultados para este relato consistiu na perspectiva dos alunos diante do profissional, no qual estavam recebendo informações que aperfeiçoariam eles durante o processo de graduação e futuramente no mercado de trabalho, pode se obter também como resultado uma construção e esclarecimento quanto as suas funções e deveres com cliente. Portanto diante disto entra-se em uma discussão que há educação continuada pode se tornar uma ferramenta eficiente para os futuros profissionais da saúde, repassando a este profissional uma forma de estimulo, motivação, experiência para a sua profissão, elevação da sua autoestima e desenvolvimento pessoal³. No processo de aprendizagem, os acadêmicos inserem-se como parte integrante da equipe de saúde, tendo como reflexo na melhoria da assistência, através de uma interação futura com o pacientes e profissionais, buscando garantir o direito do paciente em ter uma melhor qualidade na prestação de serviço. Conclusão: Nesses termos, a intervenção desse profissional é também inovadora ao contribuir de maneira decisiva para uma melhor formação acadêmica, entendendo que a educação continuada pode ser uma grande ferramenta para a construção da qualidade do profissional e consequentemente para uma construção na área da saúde no âmbito social.

  • Palavras-chave
  • Educação continuada, profissional da saúde, capacitação profissional
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


Link para associar-se à ABEn Pará:

https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836