INTRODUÇÃO: Na perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, o envelhecimento tem sido considerado uma etapa do ciclo vital que tem despertado cada vez mais interesses dos pesquisadores. Atualmente, há um consenso de que na velhice também ocorre o desenvolvimento, caracterizado pelos processos de mudanças, aquisições e perdas1. Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo)2. A família tem uma importância central na vida e na manutenção do bem-estar do idoso, pois pode ser considerada uma fonte de suporte àqueles que necessitam de cuidados. Entretanto, o convívio entre gerações pode gerar conflitos e problemas de relacionamento, que podem se agravar quando os membros da família não são capazes de compreender o comportamento de seus idosos ou quando não conseguem desempenhar a função de cuidadores3. Para aqueles que não encontram respaldo familiar quando necessitam de auxílio para a realização de atividades da vida diária resta a possibilidade de inserção em uma instituição de longa permanência para idosos – ILPI4. Essa é uma moradia especializada, cujas funções são proporcionar assistência de enfermagem, conforme necessidade de seus residentes, terem uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico e auxiliares de enfermagem, cuidadores qualificados e colaboradores de serviços gerais e lavanderia, nutricionista e fisioterapeuta assistindo integralmente a pessoa idosa5. OBJETIVOS: relatar as experiências de discentes de Enfermagem no trabalho realizado em uma casa de idosos com ênfase na educação permanente de cuidadores da instituição. METODOLOGIA: Os discentes realizaram uma abordagem participativa e colaboradora na educação permanente destes profissionais. A ação ocorreu em uma instituição de longa permanência para idosos, que está localizado no município de Castanhal–PA. Foi abordada uma didática lúdica para melhor compreensão de todos os cuidadores que se faziam presente, levando um cuidar-educar com maior qualidade. Teve como principal objetivo levar um melhor conhecimento atualizado, novo e de qualidade, mostrado a estes profissionais as devidas formas para que estes proporcionem uma melhor assistência. RESULTADO E DISCUSSÕES: A ação se desenvolveu com base em quatro eixos estruturais: Eixo formativo: foi utilizado da forma de educação da graduação de enfermagem na disciplina de Assistência de enfermagem à saúde do idoso, onde o docente da disciplina orientou sobre o assunto que posteriormente seria aplicado, favorecendo assim o conhecimento sobre o assunto. Eixo Diagnóstico: foi realizada pelos dois acadêmicos do curso, uma pesquisa bibliográfica a respeito de tal assunto, onde houve uma percepção do déficit desta assistência e uma baixa qualidade na ação desse serviço. Eixo Interventivo: com base nesta pesquisa, o grupo viu a necessidade de uma pratica orientadora a aqueles que prestam o papel de cuidador tendo com foco na educação em saúde, levando um conhecimento aprofundado com base em protocolos mais recentes em forma de banner. Eixo Conceitual: como uma ação de suma importância a todos, a assistência de qualidade proporciona um melhor cuidar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio do presente estudo, percebesse que há uma importância enorme da educação continuada para os profissionais da saúde que necessitam desta continuidade de aprimoramento para oferecer uma assistência mais correta possível e esteja o seu alcance para novas técnicas, garantindo assim uma boa qualidade de vida destes idosos que precisam tanto de um cuidado humanizado e especializado. Sabendo a relevância que tem um cuidador na vida desses idosos que precisam ser cuidados diariamente desde o primeiro momento que acorda até o momento de dormir. Diante deste relato mostra-se a importância da educação continuada em todos os setores e serviços da ILPI, percebendo-se que a oportunidade de estar se aprimorando cada vez mais para exercer sua área de atuação, mas por meio da iniciativa com essa, ou/e, capacitações que estão disponíveis pelo Sistema único de saúde (SUS), para que haja melhoria da assistência, da qualidade de vida de idosos, e dando a oportunidade para os alunos terem o contato real com as dificuldades que enfrentarão por toda a vida profissional.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
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Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836