APLICAÇÃO DO MÉTODO DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE DIABÉTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Nayla Rayssa Pereira Quadros
  • Co-autores
  • Bianca Alessandra Gomes do Carmo , Ana Rosa Botelho Pontes
  • Resumo
  •  

    APLICAÇÃO DO MÉTODO DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE DIABÉTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    QUADROS, Nayla Rayssa Pereira1

    Do CARMO, Bianca Alessandra Gomes2

     

    PONTES, Ana Rosa Botelho3

     

    Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica ocasionada por alterações na função pancreática, prejudicando a sintetização da insulina e consequentemente causando a hiperglicemia, produzindo complicações macro e microangiopáticas, as quais prejudicam a qualidade de vida e aumentam a morbimortalidade1. Nessa perspectiva, a atenção primária, a partir da educação em saúde, além da utilização de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas da doença, tornam-se relevantes estratégias no manejo e prevenção dos agravos aos pacientes diabéticos insulinodependentes cadastrados no programa HiperDia2,3. Desse modo, o Arco de Maguerez é uma metodologia ativa que também pode ser relevante para desenvolver um processo de ação e reflexão contínuo dos problemas desse usuário para melhorar a prática profissional da enfermagem e transformar o processo saúde-doença4. Objetivo: Descrever a experiência das acadêmicas de Enfermagem na aplicação da metodologia do Arco de Maguerez em ações educativas a pacientes insulinodependentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre uso do Arco da problematização na educação em saúde realizada pelo projeto de extensão intitulado “Promoção de saberes sobre a insulinoterapia subcutânea aos pacientes diabéticos da UBS Guamá”, no mês de novembro de 2018. Foram realizadas ações educativas aos pacientes diabéticos e insulinodependentes com a participação de oito acadêmicas do curso bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na primeira etapa buscou-se uma abordagem com a metodologia ativa da problematização, partindo da observação da realidade e constatou-se a deficiência de orientações, capacitações e acompanhamento adequado que acarreta o comprometimento da eficácia da terapêutica empregada, a baixa adesão ou o abandono do tratamento. Na segunda etapa foram definidos os pontos-chave, sendo identificado que apenas a adoção das medidas terapêuticas não realiza o controle eficaz dos níveis glicêmicos da população diabética, necessitando de capacitações e orientações sobre a insulinoterapia. Na teorização constatou-se que o tratamento da pessoa com DM possui cinco componentes principais: educação em diabetes, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática de exercício físico e motivação e capacitação do paciente. Na hipóteses de solução, foi proposto que as intervenções devem considerar o conhecimento como um processo permanente de construção, ampliando a responsabilidade do participante sobre seu tratamento, estimulando sua autonomia na tomada de decisões e capacitação sobre a diabetes, armazenamento, preparo e aplicação da insulina. Na última etapa, foram realizadas oficinas com tecnologias da educação, como cartilha autoexplicativa e um boneco para as simulações da técnica de insulinoterapia. Resultados e Discussão: Apesar de ser uma ferramenta pedagógica de ensino, demonstrou-se que o método da problematização pode ser utilizado no contexto da educação em saúde em pacientes diabéticos e insulinodependentes para melhorar a adesão ao tratamento, às mudanças no estilo de vida e promover aos pacientes conhecimento sobre a doença e possíveis complicações, servindo de suporte contínuo ao paciente, no sentido de torná-lo protagonista no seu processo de tratamento. Considerações finais: Portanto, cabe aos profissionais da saúde, sobretudo aos enfermeiros, a adoção de práticas ativas que integrem comunidades vulneráveis, promovendo cuidado equânime, respeitando a sua autonomia, para que assim se sintam capazes de continuar seu tratamento com segurança e alcance a estabilidade glicêmica, evitando possíveis agravos da DM.

    Descritores (DECS): Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Diabetes Mellitus.

    Referências

    1Salci MA, Meirelles BHS, Silva DMGV. Educação em saúde para prevenção das complicações crônicas do diabetes mellitus na atenção primária. Escola Anna Nery. 2018; 22(1).

    2Iquize RCC, Theodoro FCET, Carvalho KA, Oliveira MA, BARROS JF, SILVA AR. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. J Bras Nefrol. 2017; 39(2):196-204.

    3Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 08, de 15 de março de 2018. Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Diabete Melito Tipo 1. Diário Oficial da União. 2018 mar. 16; Seção 1.p 99.

    4Dutra EM, Vasconcelos EE, Santos VMG, Teófilo JKS, Teófilo LJS. Arco de Maguerez na problematização da realidade da Estratégia Saúde da Família. An Congr Bras Med Fam Comunidade; 2013; Hangar. Belém 12:1055.

     

    1 Graduando. Enfermagem. Universidade Federal do Pará (UFPA). naylaquadros15@gmail.com

    2 Graduando. Enfermagem. Universidade Federal do Pará (UFPA).

    3 Doutorado. Enfermeira. Universidade Federal do Pará (UFPA).

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Diabetes Mellitus
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

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