CONDIÇÕES AMBIENTAIS EM SALA DE AULA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
MIRANDA, Karen1
COSTA, Israelle2
PACHECO, Mario2
SOUSA, Viviane2
LIMA, Mariana3
Introdução: O meio físico na qual o discente está inserido tem impacto direto e simbólico na sua saúde física, mental e no processo de aprendizagem1. O conforto ambiental está ligado à variáveis que representam bem-estar e satisfação dos discentes e docentes; é necessário um ambiente limpo e saudável para que todos desempenham suas funções de maneira favorável no processo de formação e ensino2. Objetivo: Desenvolver ação educativa com funcionários e acadêmicos de enfermagem da IES a fim de elucidar a importância de um ambiente salubre em sala de aula para promoção da saúde física e mental e prevenção de agravos, além de melhorar o processo ensino aprendizagem. Analisar as condições de sala de aula utilizada por alunos de graduação em Enfermagem em uma IES em Belém do Pará. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, baseado em um relato de experiência com acadêmicos de Enfermagem do terceiro semestre do curso. Para abordar o tema, foi utilizado a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e, a partir de então, foi elaborada uma cartilha educativa com o propósito de orientar os funcionários e demais frequentadores da sala sobre a importância de se ter um ambiente salubre na academia. Ademais, foi realizada na IES uma palestra de cunho educativo em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA para elucidar as doenças relacionadas no ambiente insalubre em sala de aula. Resultados e discussões: Ao se considerar que o conforto térmico e o meio ambiente interferem no aproveitamento didático dos alunos em sala de aula, torna-se importante fazer avaliação do ambiente construído, com objetivo de melhorar a qualidade do ambiente ocupado pelos alunos, além de informar à população acadêmica acerca da necessidade e importância de um ambiente adequado para favorecer o ensino e promover saúde3. Os resultados demonstram que os funcionários e discentes tinham interesse nas informações repassadas através da cartilha educativa e da palestra da CIPA na IES; à medida que este problema afeta todos. Durante a ação educativa, funcionários e discentes relataram que as salas eram fechadas o que ajudava na proliferação de fungos, odor desagradável e sujidades. Considerações Finais: É necessário que a comunidade acadêmica – bem como todos os que estão inseridos no processo de ensino - se mobilizem na realização de uma organização para o restabelecimento de uma adequada infraestrutura que contribua para o processo de aprendizagem e forneça um local adequado, com um mínimo de impactos na saúde do discente; assim, diminuindo fatores que influenciam o desempenho dos alunos dentro de da IES. A Enfermagem e sua característica cuidadora deve estar inserida em ambientes de ensino com um olhar, também, para os fatores ambientais que condicionam a complexidade que é o processo de aprendizagem.
DESCRITORES: Fungos; Doenças Respiratórias; Nível de Saúde.
REFERENCIAS:
1 Miranda PV, Pereira AR, Rissetti G. A influência do ambiente escolar no processo de aprendizagem de escolas técnicas. Rio Grande do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul; 2016.
2 Chatzidiacou L, Mumovic D, Summerfield AJ. What do we know about indoor air quality in school classrooms? A critical review of the literature. 4ª ed. Escócia: Intelligent Buildings International; 2012.
3 Fakhoury, NA. Estudo da qualidade do ar no interior em ambientes educacionais. São Paulo: Catálogo USP; 2017.
4 Guerra FL, Cunha EG, Silva ACSB, Kinop S. Análise das condições favoráveis à formação de bolor em edificação histórica de Pelotas. 4ª ed. Porto Alegre: Ambiente Construído; 2012.
5 Souza MF. Patologias ocasionadas pela umidade nas edificações. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais; 2008.
1 Nível Discente, Enfermagem, estudante. Cesupa. karenmiranda00@gmail.com
2 Nível Discente, Enfermagem, estudante. Cesupa.
2 Nível Discente, Enfermagem, estudante. Cesupa.
2 Nível Discente, Enfermagem, estudante. Cesupa.
3 Mestrado, Enfermeira, professora. Cesupa.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
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