REIS, Alizandra (AUTOR, RELATOR)¹
MIRANDA, Lunara (AUTOR) ²
NEGRÃO, Santos (AUTOR)²
SANTOS, Raiane (AUTOR)²
VERÇOSA, Marucia (AOUTOR, ORIENTADOR)³
INTRODUÇÃO: Endocardite Infecciosa (EI), é uma infecção microbiana do endotélio cardíaco. A lesão característica é a vegetação, é uma massa amorfa de tamanho variável, composta de plaquetas e fibrina, na qual uma grande quantidade de microrganismos e células inflamatórias estão entremeadas. As valvas cardíacas são comumente envolvidas, porém a infecção pode ocorrer em qualquer estrutura cardíaca, defeitos nos septos, corda tendínea ou até no endocárdio mural e nos shunts arteriovenosos e artério-arteriais. Muitas espécies de bactérias, fungos, micobactérias, rickettsias, clamídias e micoplasmas podem causar endocardite infecciosa. Entretanto, estreptococos, estafilococos, enterococos e Gram-negativos são os principais agentes etiológicos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009). OBJETIVOS: Integrar as ciências básicas na fisiopatologia da Endocardite Infecciosa (EI), Identificar as Necessidades Humanas básicas, levantar os Diagnósticos de Enfermagem, traçar um plano assistencial de Enfermagem para o paciente com Endocardite infecciosa e adequar o conhecimento diante da patologia para acrescentar experiência profissional, preconizando a humanização e o princípio da equidade, tratando igual os desiguais de acordo com sua patologia. METODOLOGIA: Trata-se de um Estudo descritivo, qualitativo do tipo estudo de caso, realizado em um hospital de referência em Belém do Pará, relacionado a paciente cardiopata e com prótese valvar, do sexo masculino com 18 anos de idade, residente do município de Redenção. A coleta de dados, deu-se por meio de anamnese, exame físico e prontuário do paciente e auxílio da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), para formulação dos diagnósticos e intervenção de enfermagem. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Utilizando o histórico de enfermagem e realizando o exame físico no paciente, foi possível identificar Necessidades Humanas Básicas (NHB) afetadas, e posteriormente, um plano assistencial foi traçado. Dentre os diagnósticos encontrados, foi-se destacado os seguintes, de acordo com o NANDA: débito cardíaco diminuído, padrão respiratório ineficaz, intolerância a atividades e risco de volume de líquidos desequilibrados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os diagnósticos de enfermagem obtidos pela anamnese, exame físico e dados do prontuário, possibilitaram uma sistematização de enfermagem de forma planejada e apropriada, mostrando a importância da associação do conhecimento teórico/prático para o cuidado com a vida de um paciente. Para um bom cuidado, além dos conhecimentos técnicos e científicos se faz necessário olhar para o “eu” no paciente, se sentir solidário com o enfermo alheio, priorizando a ética profissional e realizando o tratamento individualizado de acordo com a necessidade de cada paciente com a mesma patologia de acordo com a equidade e sempre respeitando a intimidade e as diferenças.
DESCRITORES: Sistematização da Assistência de Enfermagem; Endocardite Infecciosa; Paciente.
REFERÊNCIAS:
1- BMJ BEST PRACTICE: Endocardite Infecciosa. 2019. Disponível em: https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/139. Acesso em: 12 de abril de 2019.
2- BRASIL. Ministério da Saúde: Endocardite Infecciosa. Disponível em: http://www.fmt.am.gov.br/manual/endocardite.htm. Acesso em: 14 de abril de 2019.
3- NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION. Diagnóstico de Enfermagem da NANDA: Definições e Classificações, 2015-2017. Trad. Jeanne Liliane Marlene Michel, Porto Alegre: 2015.
¹Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará. E-mail: alizandra.99@hotmail.com
² Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará
² Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará
² Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará.
³Docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário do Estado do Pará.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836