Introdução: As Metodologias Ativas (MA) caracterizam-se por centralizar o educando como sujeito do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o processo de construção do conhecimento1. Esse método possui concepção crítico-reflexiva, e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências que são exigidas pelo aluno do decorrer de sua vida profissional1,2. A prática profissional desses alunos exige uma postura crítica, onde este constantemente se vê desafiado frente às novidades e mudanças encaradas na prática. Essa condição faz com que haja a necessidade de uma nova abordagem educacional para a formação desses alunos, que devem estar preparados para as adversidades que a dinâmica de trabalho propõe1,3. Portanto, é necessária a adoção de novas práticas educacionais, como as MA, baseadas na problematização da realidade, capazes de preparar o aluno para a aquisição de competências, aprimoramento de habilidades e trabalho em equipe, promovendo um raciocínio crítico-reflexivo, para que este esteja preparado para a prática profissional, com eficiência e resolutividade1,4. Objetivo: Facilitar a aprendizagem do esquema vacinal infantil para acadêmicos de enfermagem, por meio da MA. Método: Foi planejado uma atividade baseada no uso de MA, que facilitasse aos acadêmicos do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada em Belém-Pa, o aprendizado do esquema vacinal infantil, preconizado pelo Ministério da Saúde. Para isso foi elaborada uma paródia da canção Ana Júlia, da Banda Los Hermanos. Na canção, a letra apresentava o conteúdo relacionado ao esquema vacinal. Houve uma atividade no qual os acadêmicos organizaram-se em círculo para promover a troca de conhecimentos com o uso da musicalidade em uma dinâmica ativa de construção de conhecimentos. Descrição da experiência: Para o início da atividade, os acadêmicos se dispuseram em círculo, para que pudesse se estabelecer uma maior comunicação entre os envolvidos. A letra da paródia foi elaborada baseada no conteúdo sobre o esquema vacinal infantil, para que os alunos pudessem associar ao conteúdo ministrado pelos professores. A letra abordava características do esquema vacinal infantil, e foi executada no momento da dinâmica. A atividade consistiu em, durante a execução da paródia, foi feita pausas, e os acadêmicos estavam passam um objeto em mãos, para sortear um participante, que deveria responder a uma pergunta relacionada ao assunto abordado na paródia, que estava relacionado ao conteúdo ministrado em sala. Quando algum participante não conseguia responder à pergunta realizada, ele deveria escolher outro para responder, com objetivo de estabelecer a troca de conhecimentos entre eles. Ao final, uma quantidade satisfatória de acadêmicos conseguiu responder corretamente às perguntas, e todos conseguiram participar ativamente da atividade proposta. Resultados: Durante toda a atividade, foi possível identificar que ao participar da construção do conhecimento por meio da MA, os alunos participavam mais ativamente do processo, diferentemente de quando a aula foi ministrada de maneira tradicional. Os acadêmicos conseguiram assimilar o conhecimento prévio sobre o esquema vacinal infantil, e a letra da paródia reforçou o aprendizado, promovendo uma construção do conhecimento de forma mais dinâmica. A atividade oportunizou o debate entre os participantes e a troca de conhecimentos, a musicalidade da paródia oferece contribuições para o aprendizado do esquema, pois reforça o conhecimento acerca do conteúdo ministrado. Os envolvidos apresentaram-se mais dispostos e mais receptivos a aquisição do conhecimento do esquema vacinal infantil, por se tratar de uma nova abordagem, que estimula o raciocínio, o trabalho em equipe e a participação ativa na construção de conhecimentos. Conclusão: É notório a maior participação e disposição dos envolvidos para a aquisição de conhecimentos, estimulo à criticidade e trabalho em equipe, aprimorando seu potencial de resolutividade, e contribuindo para uma aprendizagem significativa. O uso das MA estimulam a busca por conhecimento, debate, e viabiliza a aprendizagem significativa. É importante que se desenvolva e se incentive a aplicação de MA para a construção de conhecimentos no ensino superior, para serem supridas as necessidades exigidas para obtenção de uma maior qualidade na assistência em saúde.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836