A RELEVÂNCIA DO AUTOCUIDADO DA POPULAÇÃO JOVEM DE UMA UNIDADE MUNICIPAL DE BELÉM-PARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Sergio Vitor Rodrigues Reis
  • Co-autores
  • Fábio Manoel Gomes Silva
  • Resumo
  •  

    A RELEVÂNCIA DO AUTOCUIDADO DA POPULAÇÃO JOVEM DE UMA UNIDADE MUNICIPAL DE BELÉM-PARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

    SOBRENOME, Nome (AUTOR, RELATOR)1

    SILVA, Fábio Manoel Gomes (AUTOR)2

    NOGUEIRA, Maicon de Araújo (AUTOR, ORIENTADOR)3

    Introdução: Atualmente a população jovem brasileira vem através do Sistema Único de Saúde (SUS) procurando serviços de prevenção em todo tipo de males, caracterizando o auto cuidado precoce, evitando desta forma serem adultos com várias comorbidades1. Mesmo que estes agravos já encontram se de certa forma instalados, seja com prejuízos físicos ou mentais, há uma percepção bem significativa com relação a preocupação de estarem bem consigo mesmo, identificando o quão é importante para a sociedade no qual demonstra que a população jovem brasileira não esta sendo relapsa consigo mesmo, trazendo benefícios e pontos positivos quando se refere a investigação epidemiológica, principalmente em mencionarmos a população jovem feminina, baseando em fato da grande procura nos exames ginecológicos de prevenção como é o caso do preventivo, mais conhecido pela sigla PCCU, em que através de coleta de material biológico é feito pelo enfermeiro atuante em qualquer unidade municipal de saúde e anteriormente através de palestras educativas o mesmo verbaliza para estas jovens a importância e como é realizado o PCCU2. Objetivo: Identificar através de palestras educativas o quão é importante traçar um perfil epidemiológico da população jovem do Brasil que procuram os serviços do SUS para se cuidarem. Metodologia: Trabalho de aspecto relato de experiência no qual foram abordados em torno de 80 jovens de ambos os gêneros sem a identificação de nomes e prontuários, no período de 18 de fevereiro a 29 de abril de 2018, em uma unidade municipal de saúde do município de Belém Pará através de ação educativa e praticas lúdica. Resultados e Discussão: Observou se através deste estudo que a população jovem cada vez mais anda procurando atendimento de saúde seja de maneira preventiva ou acompanhamento de rotina, demonstrando o aspecto do autocuidado precavendo muitas doenças talvez até de cunho crônico, principalmente com o histórico familiar que possa influenciar no acometimento de muitas doenças crônicas como diabetes e hipertensão3. Considerações finais: Através deste estudo observou se o quão é importante avaliar o comportamento da população jovem nos dias atuais, levando em consideração a visão que este jovem possui na perspectiva para o saúde em um futuro próximo, disseminando o autocuidado sem haver a necessidade constante de interferência de adultos.

    Descritores (DECS): Autocuidado; jovem; unidade.

    Referências:

    1SOUZA, Nazareth Hermínia Araújo; FALCÃO, Lucília Maria Nunes; NOUR, Guilherme Frederico Abdul; BRITO, Juliana Oliveira; CASTRO, Marta Matos; OLIVEIRA, Mariza Silva. CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS: ESTUDO

    EPIDEMIOLÓGICO NO NORDESTE BRASILEIRO. 60 - SANARE, Sobral - V.16 n.02,p.60-67, Jul./Dez. – 2017. Acessado através do link https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1179. Em 14/04/2019.

    2SANTOS, Rodrigo Ribeiro; JUNIOR, Norberto Marques Garrocho; MARTINS, Alberto Mesaque; MODENA, Celina Maria. Gênero e Práticas de Saúde: Singularidades do Autocuidado Entre

    Adolescentes. Revista Psicologia e Saúde, v. 9, n. 1, jan./abr. 2017, p. 37-57. Acessado através do link http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2177-093X2017000100003&lng=pt&nrm=iso. Em 14/04/2019.

    3 CARNEIRO, Cristianne Teixeira; FURTADO, Angelina Monteiro; MENEGHETHI, Francis Kanashiro; SANTOS, Josilene Alves da Rocha; BEZERRA, Maria Augusta RochaSILVA,  Maria Luzinete Rodrigues; ROCHA, Ruth Cardoso; ROCHA, Silvana Santiago. VIVÊNCIAS DE ADOLESCENTES E JOVENS DIAGNOSTICADOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA.

     Rev. Aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 16, n. 57, p. 24-29, jul./set., 2018. Acessado através do link http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5157. Em 14/04/2019.

    ABEn Seção Pará (Trav. Humaitá, 2205, Marco, 66.093-047, Belém-PA, Fone: (91) 3226-3836 – 14h às 18h)

     

  • Palavras-chave
  • AUTOCUIDADO, JOVEM, UNIDADE
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
Voltar Download

Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


Link para associar-se à ABEn Pará:

https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836