AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE COM INTERVENÇÃO LÚDICA SOBRE A HIGIENE BUCAL COM RIBEIRINHOS PRÉ-ESCOLARES.

  • Autor
  • Fernando Conceição Lima
  • Co-autores
  • Merces Rodrigues Ferreira , Tatiane de Souza Vasconcelos , Douglas Rafael da Cruz Carneiro , Viviane Ferreira Ferraz Aguiar
  • Resumo
  • Introdução: A educação em saúde é uma ferramenta didática à prevenção de agravos na qual se busca provocar uma atitude crítica-reflexiva no sujeito, na perspectiva de transformar a realidade (1). Para isso, utiliza-se bastante as metodologias ativas, sustentadas pela teoria da problmatização, para promover a (re)construção do conhecimento pelo aprender a aprender, por meio da aprendizagem significativa, para realizar atividades de educação em saúde, pois são bastante tempestivas aos novos perfis profissionais (2,3). Outrossim, percebe-se que muito está sendo feito em políticas públicas voltadas à qualidade dos serviços de saúde, contudo, às margens dos rios, as chamadas comunidades ribeirinhas, por vezes, ainda vivenciam grandes fragilidades das políticas e serviços de saúde. Notam-se, assim, muitos desafios na promoção da saúde, sendo ainda mais perceptíveis às crianças, haja vista que a infância é um período crítico de aquisição de novos conhecimentos e hábitos, por isso necessitam de intervenções efetivas que poderão se refletir posteriormente nos comportamentos relacionados à saúde (4). Objetivo: Relatar a experiência vivenciada sobre uma atividade educativa envolvendo crianças pré-escolares sobre a higiene bucal. Descrição da Experiência: Estudo descritivo, do tipo de relato de experiência, realizado por acadêmicos de Enfermagem do quarto semestre, de uma Instituição de Ensino Privado. Foi realizado com 18 crianças pré-escolares na faixa etária entre 03 a 06 anos de idade em uma creche na Ilha de Cotijuba/PA no dia 23 de Novembro de 2017. Utilizou-se o Arco de Charles Maguerez como orientação à prática educativa, pois permite refletir sobre a prática do cuidado.  O arco é constituído de cinco etapas, a saber: (I) identificação de problemas; (II) pontos-chave; (III) teorização; (IV) hipótese e (V) aplicação/ intervenção na realidade. Ademais, ao utilizar o Arco de Maguerez, na primeira etapa, no dia 06 de outubro de 2017 foi realizada uma visita à creche da ilha de Cotijuba no intuito de identificar quais seriam os problemas mais relevantes e delimitar qual temática utilizar; na segunda etapa, foi definida a importância em se desenvolver atividades voltadas para higiene bucal em decorrência da observação e dos relatos de que este tema seria um ponto crítico entre as crianças pré-escolares. Assim, na terceira etapa, durante várias semanas houve a imersão teórica por meio de livros, artigos científicos, vídeos e pesquisas na busca de elaboração de uma estratégia de ensino-aprendizagem que privilegiasse a construção do conhecimento entre todos os envolvidos na ação; na quarta etapa, foram elaboradas as estratégias de intervenção para dar soluções ao problema identificado e na quinta e ultima etapa foi feita a aplicação na realidade a qual se deu em três momentos, a saber: I- realizou-se uma atividade lúdica, na qual se contou uma historia fictícia abordando a questão da higiene bucal, utilizando-se de linguagem e ações apropriadas para a faixa etária das crianças a fim de que elas pudessem absorver o máximo de conteúdo possível; os facilitadores utilizaram-se de fantasias, maquiagens e adereços para chamar a atenção das crianças; II- Ocorreu a teorização a respeito do tema, com a procedência uma roda de conversa para fazer um diagnóstico situacional sobre o conhecimento em relação à higiene bucal, bem como elucidar e educar, por meio da interação da teoria com a prática, sobre a realização da higienização bucal; III- utilizou-se inicio à prática da higienização, outrora ensinada, para a fixação do conteúdo. Resultado e Discussão: As crianças foram bastante receptivas e participativas a metodologia proposta contribuindo positivamente à realização da ação, apesar do pouco conhecimento a respeito da temática abordada. Evidenciou-se a necessidade de integrar os familiares, a creche e Unidade Básica de saúde da região com o objetivo de promover saúde e prevenir agravos sobre as crianças. Por fim, a ação proporcionou aos graduandos a possibilidade de uma formação mais completa, proporcionando ao aluno a compreensão sobre a responsabilidade do fazer que a sua profissão pressupõe, de forma crítica e reflexiva, com oportunidade de conquistar autonomia e mudança frente a realidade em que vivem. Considerações finais: Percebeu-se que a educação em saúde com uso de metodologias ativas, facilita a compreensão dos participantes a respeito do tema, além de orientarem a formação de um profissional humanista, crítico e reflexivo, capaz de conhecer e intervir sobre situações problemas, motivado e orientado pelo professor.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836