Introdução: Discutir acerca da identidade de gênero e a diversidade sexual com os adolescentes é uma necessidade que pode contribuir para reduzir problemas no que diz respeito à sua vida pessoal e social, mas também para os métodos de prevenção da gravidez precoce e das Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST. Por isso é imprescindível promover ações com metodologias ativas para discutir as questões de gênero e sexualidade na adolescência principalmente no ambiente escolar, pois ao concluir o ensino médio o adolescente estará mais sensibilizado sobre as diferenças entre essas questões, evitando assim que sejam praticados Bullying e/ou agressões, favorecendo o respeito à identidade de gênero e diversidade sexual. Normalmente é nessa fase que alguns indivíduos começam a vivenciar as primeiras práticas sexuais, as quais assumem um caráter específico, ocasionando a escolha de um parceiro sexual à medida que ocorrem o desenvolvimento de suas funções reprodutivas e o aumento do conhecimento sobre sexo. O ambiente escolar é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é o local em que os adolescentes passam a maior parte do seu tempo e vivenciam suas primeiras experiências, além de compartilharem conhecimentos com os seus colegas. Dessa forma, ressalta-se a importância de abordar essa temática em escolas, visto que, a orientação sexual é um tema pouco divulgado. Objetivou-se descrever em forma de relato de experiência uma ação educativa sobre identidade de gênero e a diversidade sexual com adolescentes em uma escola de ensino fundamental e médio no município de Belém-Pa. A metodologia utilizada foi do tipo relato de experiência realizada por acadêmicos de enfermagem de uma Faculdade Privada de Belém, Pará. A ação foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Disneylândia, Belém-Pará. Com a participação de 65 educandos do ensino médio. Foram desenvolvidas atividades educativas com a utilização do “biscoito sexual” e um quiz sobre o tema a partir da dinâmica de apresentação, pois para muitos a identidade de gênero estava relacionado ao sexo biológico, além de outros conceitos que são impostos pela sociedade. Os resultados apresentam que a maioria dos participantes foram sensibilizados pela discussão e tiveram uma boa percepção do tema. Acredita-se, também que por meio da interação dos participantes com os acadêmicos e as metodologias auxiliares utilizadas foi possível transmitir a importância do tema em discussão e os mesmos demonstraram interesse sobre o tema abordado. Também foi possível evidenciar que a equipe de enfermagem pode atuar com elementos da promoção a saúde, por meio das orientações e principalmente da escuta sensível, pois o cuidado de enfermagem visa promover a atenção integral a todas as pessoas. Por fim compreendemos que como em todo processo educativo que exige estratégias de ação rumo à mudança de comportamento ou sobre a percepção de tal assunto, a literatura deixa bem claro da necessidade de reformulação das práticas orientativas-cuidativas e assistenciais em saúde no que se refere à conduta do enfermeiro frente ao publico. Dessa forma percebemos que é necessário fortalecer os princípios da integralidade, equidade, universalidade e humanização nas praticas de educação em saúde. Como todo processo educativo exige estratégias de ação rumo à mudança de comportamento conclui-se que esta ação contribuiu para o processo de conhecimento dos adolescentes sobre gênero e sexualidade, o que favorece a emancipação do sujeito e promove o autocuidado, e evidencia-se a importância de construir uma consciência critica que leve os participantes a pensar sobre a formação de suas identidades.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836