A FALTA DE ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS NO ATENDIMENTO A ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • SANTOS,Adriete Malato Ferreira Cordovil
  • Co-autores
  • SILVA, Fábio Manoel Gomes , FREITAS, Emeline Paula das Neves , PENHA, Eliude dos Santos , NOGUEIRA, Maicon de Araújo
  • Resumo
  •  

    A FALTA DE ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS NO ATENDIMENTO A ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

    SANTOS,Adriete Malato Ferreira Cordovil  (AUTOR, RELATOR)1

    SILVA, Fábio Manoel Gomes (AUTOR)2

    FREITAS, Emeline Paula das Neves (AUTOR) 3

    PENHA, Eliude dos Santos (autor) 4

    NOGUEIRA, Maicon de Araújo (AUTOR, ORIENTADOR) 5

     

    Introdução: A população idosa no Brasil é a que mais sofre quando se trata de acessibilidade dos serviços prestação de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), existindo varias dificuldades pelo caminho, uma delas é a acessibilidade, o direito de ir e vir que por sinal é um direito assegurado na constituição federal, muitos prédios ou servidos públicos não estão preparados para a população idosa, como escadarias sem sinalização, elevadores sem assessoria, corredores mal iluminados, dificultando e muito o trajeto para esta população que já possui dificuldades de procurar atendimento em saúde pela falta de acompanhante, até mesmo pelo abandono da familia1. Existe a falta de politicas públicas que envolvam a ausência de projetos e interesses sociais, infelizmente o Brasil ainda é um país que não respeitam os direitos da população idosa, um deles é o direito a saúde, e pela carência excessiva de acessibilidade o idoso cada vez mais deixa de procurar os serviços na atenção básica, e provavelmente migrará para os serviços terciários como urgências e unidade de terapia intensiva acometida por agravos e varias comorbidades2. Objetivo: Construir um projeto que viabilize os idosos a ter acessibilidade nos serviços públicos do município de Belém-Pará. Metodologia: Investigação de aspecto relato de experiência com metodologia observacional no qual partiu da real necessidade de avaliar o abandono de idosos cadastrado no Programa HIPERDIA de uma unidade municipal de saúde do município de Belém, englobando um período entre 18 de fevereiro a 29 de abril de 2018, em média 20 idosos sem identificação de nomes e muito menos numero de prontuários. Resultados e Discussão: Com parcerias e colaboração da equipe multiprofissional da referida unidade, podemos entrar em contato via telefone identificado no cadastro do prontuário, e na principal resposta que obtivemos com relação ao abandono do tratamento quase que 85% responderam que abandonara o tratamento devido as condições que a unidade se encontrara, ou seja, a total falta cesso aos consultórios, visto que necessitavam de subir escadas e se locomoverem por elevador que em muitas situações encontrava se com avaria ou em manuntenção3. Considerações finais: Através deste estudo observou se o quão é importante avaliar o comportamento da população jovem nos dias atuais, levando em consideração a visão que este jovem possui na perspectiva para a saúde em um futuro próximo, disseminando o autocuidado sem haver a necessidade constante de interferência de adultos.

    Descritores (DECS): Acessibilidade; idosos; atenção básica.

    Referências:

    1CRUZ, Renata Pedreira; SILVA, Rafael André; SOUZA, Juarez Pereira; CRUZ, Vanessa Vianna; REZENDE, Luciana Krauss; MONTEIRO, Ricardo da Silva; MACHADO, Wiliam César Alves. Acessibilidade para pessoas com deficiência na atenção básica de saúde em Três Rios, Centro Sul Fluminense. Enferm Bras 2019;18(1):95-104. Acessado através do link http://redehumanizasus.net/89695-acessibilidade-em-unidades-basicas-de-saude-da-cidade-de-tres-rios-centro-sul-fluminense-rede-de-cuidados-em-pauta/. Em 14/04/2019.

    2SANTOS, Rodrigo Ribeiro; JUNIOR, Norberto Marques Garrocho; MARQUES, Alberto Mesaque. Gênero e Práticas de Saúde: Singularidades do Autocuidado Entre

    Adolescentes. Revista Psicologia e Saúde, v. 9, n. 1, jan./abr. 2017, p. 37-57. Acessado através do link http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2177-093X2017000100003&lng=pt&nrm=iso. Em 14/04/2019.

     

    3PEREIRA, Carlos Diego; REIS, Kauany Silveira; SENGUER, Lauanda Cristina Reinheimer; OLIVEIRA, Sônia Maria; FREITAS, Valmor Antunes. O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL MITIGADO: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS IDOSOS DA CIDADE DE ARIQUEMES/RO.

     Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 9, n. edespdir, p. 636-637, dez. 2018. Acessado através do link https://www.google.com/search?q=O+ENVELHECIMENTO+SAUD%C3%81VEL+MITIGADO%3A+UMA+PERSPECTIVA+SOBRE+OS+IDOSOS+DA+CIDADE+DE+ARIQUEMES%2FRO&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR795BR795&oq=O+ENVELHECIMENTO+SAUD%C3%81VEL+MITIGADO%3A+UMA+PERSPECTIVA+SOBRE+OS+IDOSOS+DA+CIDADE+DE+ARIQUEMES%2FRO&aqs=chrome..69i57.4280j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Em 14/04/2019.

    ABEn Seção Pará (Trav. Humaitá, 2205, Marco, 66.093-047, Belém-PA, Fone: (91) 3226-3836 – 14h às 18h)

     

     

  • Palavras-chave
  • Acessibilidade; idosos; atenção básica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
Voltar Download

Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


Link para associar-se à ABEn Pará:

https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836