A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO EDUCATIVA PARA AS GESTANTES DURANTE O ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL.

  • Autor
  • Zannifer Borges Carneiro Jorge
  • Co-autores
  • Marcela Beatriz Rodrigues Lobato de Nazaré , Raiane Lira dos Santos , Edenilza Fabiana de Almeida Santos , Ivonete Vieira Pereira Peixoto , Francisco Jadson Silva Bandeira
  • Resumo
  •  

    A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO EDUCATIVA PARA AS GESTANTES DURANTE O ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL.

     

    JORGE, Zannifer Borges Carneiro (AUTOR, RELATOR) 1

    NAZARÉ, Marcela Beatriz Rodrigues Lobato de (AUTOR) 2

    SANTOS, Raiane Lira dos (AUTOR) 3

    SANTOS, Edenilza Fabiana de Almeida  (AUTOR) 4                     

    PEIXOTO, Ivonete Vieira Pereira (AUTOR, ORIENTADOR)5

    BANDEIRA, Francisco Jadson Silva (AUTOR, CO-ORIENTADOR)6

     

     

    Introdução: A gravidez é um evento de muita significação na vida da mulher e permeada por valores e transformações que se constituem como ímpares, sendo experimentados de formas diferentes pelas mulheres(1). É caracterizada como um período de mudanças físicas e emocionais que determinam o acompanhamento pré-natal, com a prioridade do acolhimento à mulher, o oferecimento de respostas e de apoio aos sentimentos de medo, dúvidas, angústias, fantasias ou, simplesmente, à curiosidade de saber sobre o que acontece com o seu corpo. Olhar o período pré-natal como uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade sensibiliza os profissionais de saúde a criarem momentos de intenso aprendizado e uma oportunidade de desenvolverem a educação em saúde como dimensão do processo de cuidar (1). Objetivo: Realizar ações educativas para todas as gestantes que se encontram em acompanhamento do pré-natal, esclarecendo dúvidas que venham surgir durante o período gravido puerperal, no momento da troca de conhecimentos. Metodologia: Pesquisa descritiva qualitativa, do tipo pesquisa-participantes, produto de um projeto de extensão multidisciplinar (enfermagem, nutrição, medicina, odontologia e direito) institucionalizado pelo Centro Universitário do Pará- CESUPA, a ação foi desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde/ Belém-Pa. Participaram 12 gestantes, os dados foram produzidos por uma sessão caracterizada de “Sessão Grupal”, organizadas de forma intencional, objetivando entender o conhecimento, esclarecendo as dúvidas e dificuldades que possam surgir no período gravido-puerperal, o encontro teve duração de aproximadamente 90 minutos. A discussão dos temas abordados foi pautada em um roteiro-guia, elaborado pelos pesquisadores. O corpus foi organizado e analisado pela técnica de Bardin(2), com auxílio do Software Iramuteq ferramenta que auxilia a analise.  Resultados e Discussão: As discussões foram realizadas através de material ilustrativo (tecnologia leve) elaborada pelos participantes do projeto (álbum seriado com imagens dos diversos temas abordados: aleitamento materno, alimentação adequada, higiene pessoal, exercícios, vestuário, apoio familiar, dentre outros). Observou-se que apesar de conhecer as necessidades e importância do que foi discutido no grupo, também foi evidenciado pelas participantes dúvidas e desconhecimento do real para o que vinha sendo apresentado durante o ciclo gravido puerperal e reforçado por estas a necessidade de momentos mais presentes através das ações educativas. Considerações Finais: infere-se a necessidade e anseio das gestantes em receber informações durante a assistência pré-natal, consideradas multiplicadoras do conhecimento, pois ao trocarem vivências e informações geram fontes transformadoras de suas limitações e necessidades, adquirindo domínio sobre seu corpo e poder de decisão sobre sua gravidez. A comunicação e informação em saúde (profissionais/gestantes/familiares) devem ser priorizadas no transcurso da assistência pré-natal em qualquer atendimento, as informações e experiências através das ações educativas promovem a compreensão durante o ciclo gravido-puerperal.

    Descritores (DECS): Pré-natal; Gestante; Educação em saúde.

     

     

    Referências:

     

    1- Souza VB, Roecker S, Marcon SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2011 abr/jun;13(2):199-210.

    2- Bardin L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

     

    1 Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará. E-mail: Zanniferb12@gmail.com

    ² Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará.

    3 Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará.

    4 Especialista em Saúde Coletiva. Enfermeira. Unidade de Saúde do Guamá.

    5 Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário do Estado do Pará.

    6 Mestre em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário do Estado do Pará.

     

  • Palavras-chave
  • Pré-natal, Gestante, Educação em saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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Tv. Humaitá, 2205

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Telefone: (91) 3226-3836