INTEGRALIDADE E DIREITOS DA PESSOA COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/HIV: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
REIS, Alizandra Mendonça (AUTOR RELATOR)1
MARINHO, Bruna Vilhena (AUTOR)2
COSTA, Larissa Kelly Cunha (AUTOR)3
PEIXOTO, Karen Dayana Pereira (AUTOR)4
PEIXOTO, Ivonete Vieira Pereira (AUTOR, ORIENTADOR)5
Introdução: A atenção básica é a porta de entrada para fortalecimento e integralidade dos cuidados. A integralidade traz em seu sentido um conjunto de características do sistema de saúde, das organizações das práticas, dos desafios das construções da justiça, da democracia e da efetividade do acesso à saúde, de acordo com as necessidades de cada um. Entretanto, esse é exatamente um dos grandes desafios do enfrentamento das IST/HIV sua efetivação na Atenção Básica. O Brasil possui legislação específica quanto aos grupos mais vulneráveis ao preconceito, discriminação, o que precisa ser trabalhado nas escolas para o combate a tais atitudes. Objetivo: Realizar ações educativas para esclarecer a população sobre seus direitos, a integralidade do cuidado nas Infecções Sexualmente Transmissíveis. Métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado através de um projeto de extensão multidisciplinar (enfermagem, nutrição, medicina, odontologia e direito) institucionalizado pelo Centro Universitário do Estado do Pará. A ação foi desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde em Belém-Pa. Para a ação educativa, foram elaboradas tecnologias leves (folder) com imagens ilustrativas e informações baseadas em artigos sobre o tema e dinâmica de grupo para facilitar o entendimento dos participantes. Para a realização, foram utilizados água, extrato de repolho roxo, vinagre e copos descartáveis. Ao iniciar a dinâmica os copos descartáveis foram colocados sobre a mesa, alguns continham somente água e outros uma solução diluída de vinagre. Durante a ação educativa e a dinâmica procurou-se respeitar os aspectos éticos e legais da pesquisa com seres humanos como preconizado pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Resultados e Discussão: A dinâmica objetivou fazer uma analogia associando cada copinho como sendo seu corpo, que se relacionava sexualmente com diferentes pessoas, O segundo momento da dinâmica cada participante fez uma reflexão a partir da mudança de coloração da água no interior do copo (adicionado em cada copinho gotas de extrato de repolho roxo, um indicador ácido-base, que resultou na mudança de coloração da solução, nos copos que continham vinagre-ácido acético ficou sem alteração da coloração). A reflexão partiu da atenção dada aos copos com coloração rosa, levando a pensar que uma pessoa pode estar infectada sem apresentar qualquer mudança no início da doença. Assim, foi evidenciado através dos relatos dos participantes que mesmo sem alterações é necessário atentarem para promoção e prevenção destas doenças. Assim, as pessoas vivendo e convivendo com o IST/AIDS são amparadas pela legislação, garantindo acesso à saúde pública, respeito à dignidade humana, dando visibilidade para garantir direitos, saúde, respeito, cidadania e equidade à população. Conclusão: A dinâmica objetivou uma reflexão dos participantes sobre riscos do sexo inseguro, estimulando a integralidade do cuidado à saúde e a adoção voluntária de mudanças de comportamento. Assim, ao realizar uma ação educativa busca-se esclarecer e ampliação conhecimento no desenvolvimento de habilidades. Tornando a ação educativa um pilar para as medidas de promoção e prevenção e contribuindo para formação, além do papel da academia como espaço capaz de favorecer estas medidas. Na Constituição Brasileira, as pessoas vivendo com HIV ou qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos, à dignidade humana e o acesso à saúde pública, sendo amparados pela lei.
Descritores (DESC): Educação em Saúde; Prevenção; Direito.
Referências
1- Brasil, Ministério da Saúde: Departamento de vigilância, prevenção e controle de IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais. 2018.
2- Silva, MBF. et al. Nuances do Cuidado Sexual: o enfermeiro como multiplicador de saberes em ambiente escolar. Rev. Interdisciplinar, v. 11, n. 1, p. 115-123, jan. fev. mar. 2018.
3- Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012.
1Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará. E-mail: alizandra.99@hotmail.com
2Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará.
3Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará.
4Acadêmica do curso de graduação em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará.
5Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário do Estado do Pará.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
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Tv. Humaitá, 2205
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