CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CIRURGIA ONCOLÓGICA DE CABEÇA E PESCOÇO

  • Autor
  • REGINA COELI NASCIMENTO DE SOUZA
  • Co-autores
  • ALAN DA PONTE VIEIRA , JOSÉ CARLOS CORREA REGO FILHO , KELLY ADRIANI DOS SANTOS BAETA
  • Resumo
  • CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CIRURGIA ONCOLÓGICA DE CABEÇA E PESCOÇO

    COELI, Regina¹e³

    PONTE, Alan²

    CORREA, José²

    SANTOS, Kelly²

    Introdução: A aplicação da sistematização da assistência de enfermagem tem como o centro do cuidado aos pacientes. Segundo Silva (2011), a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é conceituada como um método de prestação de cuidados para a obtenção de resultados as satisfatórios na implementação da assistência, com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento. Objetivos: Analisar o conhecimento dos enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem em cirurgia oncológica de cabeça e pescoço; Definir a sistematização da assistência de enfermagem, utilizada em cirurgia oncológica de cabeça e pescoço; Descrever o processo de enfermagem utilizado pelo enfermeiro ao paciente submetido à cirurgia de cabeça e pescoço; Identificar a última formação referente à SAE para enfermeiros que atuam na assistência aos pacientes de cabeça e pescoço. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com a participação de 5 enfermeiras sobre a aplicação e realização da Sistematização Assistência de Enfermagem. Foi utilizado um roteiro de entrevista com perguntas abertas e utilização de um aparelho celular para a gravação da entrevista. Número de aprovação do comitê de ética e pesquisa: 2.583.149. Resultados e Discussão: O estudo previa a participação dos enfermeiros lotados na clínica de cabeça e pescoço totalizando seis enfermeiros, porém, uma enfermeira possui dois tetos. Dessa forma, passou a contabilizar cinco participantes. Os participantes foram nomeados com codinomes de enf1, enf2, enf3, enf4, enf5. Predominância da faixa etária entre 42 anos até 67 anos vendo que todas possuem uma maturidade para agir, aplicar e implementar a sistematização, pois com suas idades devem ter visto o lado com e sem a SAE. A discussão foi desenvolvida a partir de três categorias que foram: Definições sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); Descrição do processo de enfermagem utilizado pelo enfermeiro ao paciente submetido à cirurgia de cabeça e pescoço; Realização de capacitação referente à SAE para os enfermeiros que atuam na assistência aos pacientes de cabeça e pescoço. Considerações finais: Diante da aplicação do roteiro de entrevista aos participantes da pesquisa, percebemos que há um conhecimento considerável sobre a SAE em alguns aspectos, assim também como notamos grandes dificuldades por parte da maioria das enfermeiras, como descrever as etapas que a constituem a SAE, por exemplo. A partir disso, percebe-se o quanto é imprescindível a constante busca e atualização do conhecimento por parte dos profissionais, tão quanto à necessidade dos gestores hospitalares desenvolverem métodos eficazes de aprimoramento e incentivo a busca de conhecimentos, não somente aos enfermeiros, mas a equipe multiprofissional como um todo.

     

    DESCRITORES: Paciente Oncológico; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Processo de Enfermagem.

     

    REFERÊNCIAS:

    Silva EGC, Oliveira VC, Neves GBC, Guimarães TMR. O conhecimento do enfermeiro sobre a sistematização da assistência de enfermagem: da teoria à prática. Rev Esc Enferm USP. 2011; São Paulo.

    Gerhardt TE, Silveira DT. Métodos de pesquisa. 1.ed. Rio Grande do Sul. 2009.

    Chaves LD. Sistematização da assistência de enfermagem. São Paulo. 2015.

    Silva J, Silva JJ, Gonzaga MFN. Etapas do processo de enfermagem. Rev. Saúde em Foco. 2017; Ed 9. São Paulo.

     

    ¹ Mestre em Enfermagem. Enfermeira, docente do Centro Universitário do Estado do Pará. Universidade do Estado do Pará. E-mail: rcoeli1955@yahoo.com.br

    ² Graduado em Bacharel em Enfermagem. Enfermeiro. Centro Universitário do Estado do Pará.

    ² Graduado em Bacharel em Enfermagem. Enfermeiro. Centro Universitário do Estado do Pará.

     

    ² Graduada em Bacharel em Enfermagem. Enfermeira. Centro Universitário do Estado do Pará.

     

  • Palavras-chave
  • Paciente Oncológico, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Processo de Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
Voltar Download

Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


Link para associar-se à ABEn Pará:

https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836