Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica metabólica, a qual representam uma elevação do nível de glicose no sangue, resultante de defeitos na secreção insulina pelo pâncreas, podendo levar a complicações neurológicas e vasculares importantes dos membros inferiores 1.Essa doença ainda representa um problema de saúde pública, tanto pela sua alta prevalência, quanto pelas suas complicações, entre elas o pé diabético que é causa frequente de amputações, acarretando comprometimento na produtividade e qualidade de vida dos pacientes. Compreende por educação em saúde, um conjunto de práticas e saberes que objetivam a promoção à saúde da pessoa assistidas sendo este um processo baseado no diálogo, de modo que se passe a trabalhar com as pessoas e não mais para as pessoas. Dentre as tantas funções atribuídas ao enfermeiro o papel de educador, pode utilizar da educação em saúde como forma de cuidar e de transformar a realidade social da comunidade onde se atua 2. Objetivos: Relatar a experiência da prática de educação em saúde em uma comunidade sobre diabetes mellitus, situada no bairro da Pratinha, Belém-PA. Metodologia Trata-se de um relato de experiência vivenciado por graduandos do projeto de extensão de simulação realística em urgência e emergência do curso de enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA), concretizada a partir da prática com a realização de atividades educativas na comunidade, em dezembro no ano de 2018, ocorrida no bairro da Pratinha, no município de Belém-Pa. Como método de abordagem da comunidade, ocorreu uma assistência em saúde pelos acadêmicos de enfermagem, na qual possibilitou aos futuros profissionais realizarem orientações e contribuírem na melhoria da qualidade de vida e a autonomia dos sujeitos envolvidos no cuidado, por meio de ações que permitem o diálogo e o vínculo entre o profissional, o usuário e a família. Como tecnologia leves na assistência, foram utilizados o glicosimetro, lancetas agulhadas, bem como os materiais de proteção individual e descartex. Participaram da ação educativa, indivíduos de ambos os gêneros com faixa etária entre 11 a 73 anos, totalizando 53 pessoas assistidas. Resultados e Discussão: A presente atividade possibilitou aos acadêmicos envolvidos, trocar experiências, esclarecimento de dúvidas por parte da comunidade atendida, bem como a identificação de quatro indivíduos com níveis de glicose elevados, 1 do gênero masculino com 47 anos e três do gênero feminino com faixa etária de 32, 44 e 66 anos respectivamente. Cabe ressaltar que dois desses indivíduos não tinham conhecimento prévio sobre o diabete mellitus e suas possíveis complicações, os mesmos não relataram nenhuma queixa e apresentaram níveis de glicemia capilar de 318 e 503 mg/dl. Sendo estes encaminhados, por meio do seu consentimento, para uma unidade de pronto atendimento mais próximo acompanhados de algum familiar. Desta forma a educação em saúde possibilita que as pessoas se preocupem mais com sua saúde e motivem-se para mudanças de hábitos de vida, tais como alimentação e atividade física prevenindo possíveis doenças 3. Conclusão: Conclui-se que a experiência que as ações de atividade educativa constituem uma ferramenta para mudanças comportamentais individuais e coletivos para o controle do diabetes mellitus e outras doenças crônicas. Além disso, contribui para que os indivíduos sejam capazes de conhecer sua própria doença afim de estabelecerem medidas de autocuidado com a doença, consequentemente se prevenindo com o desenvolvimento de complicações associadas ao diabete mellitus.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836