ADOECIMENTO MENTAL DE ESTUDANTES RELACIONADO À DISTÂNCIA FAMILIAR DURANTE A JORNADA ACADÊMICA.

  • Autor
  • ABREU, Aline da Silva (AUTORA, RELATORA)1
  • Co-autores
  • COSTA, Cleane Costa da (AUTORA)2 , SOUZA, Lays Lins de (AUTORA)² , PINHEIRO, Marla Leticia Barata (AUTORA)2 , NASCIMENTO, Felipe Souza (AUTOR)2 , BRAGA, Luane Rafaela Barbosa (ORIENTADORA)3
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O ingresso no ensino superior é um acontecimento significativo na vida do estudante, que culmina como um período do desenvolvimento psicossocial marcado por mudanças importantes. Trata-se de um período de transição, explorações, possibilidades e, está sujeito a instabilidades. O acadêmico vivencia um processo de transição complexa e que repercute no decorrer de todas as jornadas subsequentes de sua vida. Assim, aspectos positivos e negativos ligados a este meio universitário, associados a fatores genéticos e hereditários, interagem entre si, moldando o futuro profissional por meio de estímulos diversos1. A ansiedade, bastante comum neste período, é capaz de influenciar negativamente na qualidade de vida dos estudantes e está intimamente ligada ao desempenho ruim no processo de formação e realização das atividades acadêmicas2. A Depressão e a ansiedade têm estado lado-a-lado e afetam os alunos tanto pessoal quanto profissionalmente, levando a dificuldades no relacionamento interpessoal, além de fomentar ao uso abusivo de álcool e outras drogas e, consequentemente, pode influenciar drasticamente o desempenho acadêmico, favorecendo a diminuição da empatia, assim como o adoecimento físico e mental3. OBJETIVO: Esclarecer como se dá o processo de adoecimento mental do estudante relacionado à distância familiar durante a jornada acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, no qual se utilizou a revisão bibliográfica por meio de revistas eletrônicas e em livros de enfermagem psiquiátricos. Utilizou-se dos descritores: depressão estudantil, ansiedade e adoecimento mental. Os artigos científicos utilizados estão disponibilizados na BVS, Scielo e periódicos da CAPES, no período de 2013 a 2018. Métodos de exclusão: artigos que não tratavam do adoecimento mental no meio acadêmico; indisponibilidade na língua portuguesa e que não tivesse ao menos um autor profissional de enfermagem. Foram selecionados 04 artigos relacionados à temática que se encontravam completamente dentro dos critérios estabelecidos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Quanto à vulnerabilidade para o surgimento da depressão em estudantes, os estudos apontam que este transtorno é importantemente relatado em pessoas do sexo masculino; de classe econômica baixa à média-baixa; e que tenham histórico de transtornos mentais na infância ou no núcleo familiar próximo. Já em relação à presença da ansiedade e o estresse como formas de adoecimento mental, não foram identificados relatos de dados que demostrem diferença importante entre ambos os sexos. Observou-se também que acadêmicos que moram longe do convívio familiar apresentam uma maior propensão à dificuldade em terminar os estudos, na maioria das vezes associado à questões financeiras. Nestes mesmos estudantes, notou-se uma relação social insatisfatória, distúrbios da qualidade do sono e sedentarismo, interferindo diretamente no fator qualidade de vida. As pesquisas apontam forte preocupação com a prevenção de agravos relacionados à saúde mental de acadêmicos, uma vez que os índices de transtornos neste público têm tomado grandes proporções e que necessitam de intervenção imediata. Os pesquisadores enfatizam a necessidade de prevenir a ansiedade e as demais formas de adoecimento mental antes que eles aconteçam, pois um caso pode fomentar o surgimento ou piora entre os estudantes acometidos. Um dos métodos mais tolerados são os grupos de acolhimentos e trocas entre os estudantes que estão longe de casa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A assistência de enfermagem junto às instituições de educação, seja em cursos da área da saúde ou não, é de fundamental importância no processo de promoção à saúde mental dos estudantes. O Enfermeiro, junto à equipe multiprofissional, ajuda promovendo ações educativas e de socialização, rodas de conversas, que são capazes de gerar suporte emocional e melhoria na qualidade de vida, favorecendo inclusive o melhor desempenho anual dos estudantes. Portanto, o adoecimento mental de estudantes relacionado à distância familiar durante a jornada acadêmica, bem como a todo um contexto em que o mesmo está inserido pode e dever ser trabalho previamente por meio da atuação intersetorial e multidisciplinar entre saúde educação e demais equipamentos sociais; tal atitude gera não somente prevenção do adoecimento mental propriamente dito, como de complicações sérias como é o caso do suicídio crescente neste público.

     

  • Palavras-chave
  • Saúde mental, acadêmicos, distância familiar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836