Introdução: Bons hábitos alimentares são apontados como uma prática de grande importância para a manutenção de uma boa qualidade de vida do ser humano principalmente na fase infantil, pois irá assegurar o crescimento e o desenvolvimento adequado1. Logo, a educação em saúde, torna-se uma ferramenta valiosa e um recurso fundamental para a melhoria da saúde da criança. Objetivo: Relatar à experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem em frente a uma ação educativa realizada com crianças sobre a importância da alimentação saudável na infância. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo de relato de experiência, realizado por acadêmicos de Enfermagem do segundo semestre, de uma Instituição de Ensino Privado do Estado do Pará. A ação foi realizada com 25 alunos 5º ano ensino fundamental, com faixa etária de 9 a 12 anos, de uma escola da rede municipal de Belém do Pará, localizada no bairro do Marco, no dia 21 de outubro 2016. Foi desenvolvida uma a ação com o intuito de sensibilizar as crianças a respeito da importância da prática de hábitos alimentares saudáveis. Assim sendo, no primeiro momento da ação, foi distribuída ao público alvo, uma cartilha desenvolvida pelos próprios facilitadores da ação a respeito da temática abordada, sendo prosseguida com uma leitura de forma dinâmica para as crianças, momento o qual um dos facilitares realizou uma explicação a cerca da importância da alimentação saudável. Diante disso, foram apresentadas às crianças imagens demonstrativas de alimentos saudáveis e não saudáveis, expostos pela equipe como forma de adentrar no mundo infantil como os alimentos amigos e inimigos da saúde. Esta atividade apresentou um caráter educativo, onde as crianças foram instruídas sobre uma boa alimentação. Como forma da equipe ter um feedback da atividade realizada e saber se o objetivo da ação foi alcançada, foi distribuído aos participantes da ação um instrumento de avaliação, realizado em forma de questionário, desenvolvido com 11 perguntas a respeito da temática. Para finalizar a ação educativa, hora do intervalo escolar foram distribuídos para crianças lanches saudáveis, contendo sanduíches naturais e sucos de frutas, onde buscou-se identificar a aceitação desses alimentos pelos participantes. Resultado e discussão: As crianças foram bastante receptivas e participativas com as metodologias propostas, contribuindo positivamente na realização da atividade, apesar da equipe organizadora da ação ter detectado pouco conhecimento dos alunos participantes a respeito da temática abordada. Por fim, para os acadêmicos de enfermagem, a educação em saúde representou uma oportunidade de realizar atividades que vão além dos conhecimentos teóricos específicos praticados na graduação, permitindo aos mesmos vivenciar experiências ímpares, que contribuíram positivamente para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Considerações finais: Percebeu-se que a ação educativa em saúde, tendo o auxílio das metodologias ativas, contribuir positivamente a compreensão a respeito da temática abordada, possibilitando com que as crianças desenvolvessem um maior estímulo para a prática e adesão de hábitos saudáveis em sua vida diária, colaborando assim para uma melhor qualidade de vida dos participantes.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836