Introdução: As metodologias ativas de ensino são tecnologias que favorecem o processo ensino-aprendizagem, pois contribui para a formação da independência do acadêmico e futuro profissional[1,2]. Nesse sentido, ao abordar sobre autocuidado entre idosos na comunidade, os acadêmicos devem identificar as situações problemas que afetam esse grupo em seu contexto atual, ou seja, o déficit no autocuidado em idosos podem ter inúmeras causas[3]. Logo, o futuro profissional enfermeiro precisa atuar para resgatar o autocuidado nos idosos, de forma intervencionista, pois algumas complicações para o déficit no autocuidado pode ser atrelada à algumas doenças como Diabete Mellitus e Hipertensão Arterial que comprometem tanto independência, quanto a autonomia nos idosos[4]. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem sobre uma ação educativa desenvolvida com idosos sobre hipertensão e diabetes em um centro de referência de assistência social (CRAS). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que buscou relatar a experiência dos discentes de enfermagem do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia(UNIFAMAZ) durante uma ação educativa pela disciplina saúde do idoso em um CRAS localizado na região metropolitana de Ananindeua. Portanto, as atividades foram desenvolvidas no dia 23 de outubro de 2018, e planejadas com dois meses de antecedência. Ademais, a escolha da temática abordada foi elaborada por meio de uma ação educativa dos discentes para os idosos que residem na área de cobertura oferecendo triagem, exames de glicemia e até teste rápido. Nesse sentido, participaram 27 idosos, com idades entre 60 à 89 anos, sendo de ambos sexo. Para aplicação da metodologia dois mediadores realizavam orientações referentes aos resultados dos exames oferecidos que foram transcritos, para uma ficha de avaliação individual. Em seguida foi realizado uma dinâmica chamada “segure os balões”, cuja representava os desafios diários que os idosos enfrentam, e também como uma alternativa para quebrar o gelo durante a ação. Por fim, foi executado uma roda de conversa para socializar sobre os cuidados e orientações que promovem o autocuidado entre eles, foi praticado uma escuta qualificada para sanar suas dúvidas e compartilhar seu conhecimento empírico com os demais ocorrendo trocas de conhecimentos entre todos. Resultados e Discussão: Durante a roda de conversa nós observamos que nosso objetivo que era promover o autocuidado em idosos foi alcançado. Pois,devido os relatos dos participantes conseguimos captar feedback positivo e até notamos ,durante as dinâmicas, grande participação e assim surgiu sugestões que os discentes voltassem para abordar outras temáticas tão relevantes como essa. A disciplina saúde do idoso foi de extrema importância nesse contexto, pois ajudou conciliar a prática com a teoria.Contudo, o intuito não foi fazer o público mero depósito de ideias, mas sim que estimulasse um pensamento crítico-reflexivo mediante a realidade abordada como aconteceu uma sensibilização sobre os cuidados que podem ser feitos resgatando a autonomia e independência dos idosos. Considerações finais: Para nós discentes de enfermagem, a experiência durante a ação foi significativa, graças a participação de todos os sujeitos, pudemos compreender nossa atuação como enfermeiro educador na comunidade, e de quais maneiras podemos atuar com o manejo de promover educação em saúde para a pessoa idosa de acordo com suas peculiaridades.
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836