SALA DE ESPERA COMO CÍRCULO DE CULTURA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA HANSENÍASE

  • Autor
  • Sara Elene da Silva Mendonça
  • Co-autores
  • Andreza Cassundé Moraes , Fernando Conceição de Lima , Mercês Rodrigues Ferreira , Tatiane de Souza Vaconcelos , Maria Rute de Souza Araújo
  • Resumo
  •  

    Introdução: Os círculos de cultura surgiram da perspectiva Freireniana, que inicia-se após uma investigação da realidade buscando temas geradores que possam ser problematizados, para socializar entre os grupos1. Nesse sentido, a filosofia de Paulo freire proporciona para a enfermagem um cuidado mais horizontal, dialético e dinâmico que visa uma troca de saberes e sensibilização sobre a realidade, tornando-os mais sujeitos críticos-reflexivos2. A Hanseníase é um doença crônica, o qual sua transmissão ocorre por um contato íntimo e prolongado, sendo uma das doenças mais antigas do mundo, que em si, carrega um grande estigma ainda na sociedade, ademais o Brasil é o segundo país com mais casos no mundo, considerado então, um problema de saúde pública3. O tratamento da hanseníase é ofertado gratuitamente pelo SUS, logo o profissional enfermeiro têm grande importância no diagnósticos dos casos, tratamento e por fim como educador pode proporciona um sensibilização dos contatos intradomiciliar e do portador para efetivação do cuidado por intermédio de educação em saúde e vacinação4. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem sobre um círculo de cultura desenvolvido numa sala de espera de uma Estratégia Saúde da Família sobre Hanseníase. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que buscou relatar a experiência dos discentes de enfermagem do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia(UNIFAMAZ), durante uma prática externa da disciplina Enfermagem na Atenção as Doenças Endêmicas da Amazônia, o qual. Foi realizada numa ESF na região metropolitana de Belém no dia 13 de junho de 2018. Durante a prática externa os discentes ficaram responsáveis para investigar os principais achados que abrangiam o território. A tematização foi escolhida após dialogar com a equipe e identificar maior índice de novos casos de hanseníase no último semestre. Desse modo, ao identificar a problemática os discentes e a docente utilizaram de cartazes que pudessem visualizar o curso da doença, sinais e sintomas e modo de transmissão para aplicação da metodologia. Assim, o círculo de cultura foi realizado durante a espera para o atendimento clínico pela parte da manhã na Estratégia Saúde da Família. Participaram no total 13 pacientes, com faixa etária variadas entre 11 a 74 anos, de ambos sexo. Foi formado um círculo na sala de espera, o qual, dois discentes eram mediadores que iniciaram a conversa falando sobre a patologia e um pouco sobre a história da mesma, em seguida, estimulavam cada um dos sujeitos comentarem sobre o que sabiam sobre a hanseníase e, por ventura, se tinham relatos de casos na família ou de alguém próximo. Ao final da metodologia nós questionamos sobre o que conseguimos aprender durante a conversa ao reunir todas s informações dos envolvidos para troca de saberes mútuoResultados e Discussão: Antes da aplicação da metodologia ficamos nos questionando se seríamos bem recebidos pelos pacientes, pois muitas vezes, na sala de espera encontramos sujeitos ansiosos esperando o atendimento. Contudo, ao aplicar a metodologia fomos surpreendidos com a participação efetiva dos pacientes colocando suas contribuições e questionamentos sobre a temática. Além disso, os relatos se complementavam ao compartilharem que essa metodologia era nova para eles, porém ficaram bastante seguros devido a mesma ser semelhante a uma conversar casual, mas teve uma importância para o aprendizado coletivo. Considerações finais: Para nós acadêmicos de enfermagem, essa metodologia nos beneficiou uma atuação significativa na prática externa da disciplina. Pois, ao usar a filosofia de Paulo Freire durante o processo de educação em saúde não só permitiu a união da prática com a teoria, mas também conseguimos visualizar nossa atuação como enfermeiros educadores  para operar na comunidade.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde; Hanseníase; Enfermagem em Saúde Comunitária.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836