INCLUSÃO SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Marcely Monteiro da Silva
  • Co-autores
  • Beatriz Rocha Barata de Souza , Thainara Braga Soares , Daniele Melo Sardinha , Juliana Conceição Dias Garcez
  • Resumo
  •  

     

    Introdução: A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética, sendo considerada a mais frequente. Apresenta características físicas específicas da síndrome e o diagnóstico definitivo ocorre por meio da análise do cariótipo(1). Porém, a aceitação dos pais no momento do diagnóstico poderá alterar toda a dinâmica familiar e afetar o portador biopsicossocialmente(2). Destacando a inclusão da pessoa com a síndrome, ressalta-se que ela se inicia pela esfera familiar, através da compreensão do que vem a ser a SD, pela aceitação pessoal, para saber lidar com sua diferença sem se excluir da sociedade e também pela instituição escolar(3). Objetivo: O objetivo deste estudo foi relatar a experiência sobre a percepção de pais e/ou responsáveis de crianças portadoras de Síndrome de Down sobre a inclusão social de seus filhos. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa, do tipo relato de experiência. Vivenciado por acadêmicas de enfermagem. Através de uma ação educativa realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Ananindeua/PA, em outubro de 2018. Participaram da ação treze pais e/ou responsáveis legais, que são ativos nas atividades ocupacionais dos filhos naquele local. Realizou-se um jogo de perguntas sobre o tema iniciando uma roda de conversa entre os pais com a utilização de balões e após a apresentação de um banner ilustrativo sobre curiosidades da temática. Incluindo participação ativa sobre os saberes dos participantes. Resultados e Discussão: Observou-se o interesse dos pais pelos assuntos propostos, principalmente sobre o momento do diagnóstico e a inclusão social de seus filhos. A partir de tais assuntos, foi possível perceber que havia um bom nível de esclarecimento, facilitando e potencializando o diálogo entre os genitores. Em relação ao momento do diagnóstico foi possível inferir a falha desde o meio acadêmico, onde ainda não é valorizada a atenção aos portadores da referida Síndrome. Destacando-se a falta de preparo por parte dos profissionais em informar sobre a síndrome aos pais, devido ao modo como a informação é repassada, sendo muito objetiva e direta. Foram abordadas as principais curiosidades sobre a Síndrome, tal ferramenta foi utilizada para consolidar as informações discutidas na roda de conversa. Considerações finais: O potencial da ação educativa em saúde foi em contribuir para um maior conhecimento sobre a SD para os pais e/ou responsáveis, pois se levou a eles informações e orientações com base científica, assim sanando as dúvidas levantadas, potencializando o apoio familiar para que essa criança receba uma assistência qualificada para obter a inclusão social. Enquanto acadêmicos, pode-se entender que a ação desenvolvida e o interesse em pesquisar a percepção de pais e/ou responsáveis de pessoas portadoras de Síndrome de Down contribuíram construtivamente para a formação em relação à abordagem qualificada desse público, sensibilizando para uma melhor atuação como enfermeiros. As ações educativas ainda promovem o lado educador que é inerente ao profissional enfermeiro para que sejam desenvolvidas e que sejam voltadas à importância de como se desenvolverá a comunicação com os pais e/ou responsáveis e familiares, orientando adequadamente e de forma sensibilizada acerca das dificuldades que serão enfrentadas pelos filhos frente à situação de portadores da Síndrome de Down.

  • Palavras-chave
  • Síndrome de Down; Percepção Social; Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836