PROJECT-BASED LEARNING COMO METODOLOGIA PARA O EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM

  • Autor
  • Brena de Nazaré Barros Rodrigues
  • Co-autores
  • Hadrya Maria Viana Lopes , Sarah Yasmim Pinto Leal
  • Resumo
  • Introdução: A enfermagem tem uma vasta área de atuação, não se limitando apenas a assistência. Uma dessas áreas é o empreendedorismo, o qual consiste em um conjunto de práticas adotadas com a finalidade de garantir a geração de riqueza, aproveitando as tendências atuais e futuras e proporcionando oportunidades de transformação social, política e econômica¹. Todavia, tal área é pouco explorada pelos enfermeiros, apesar de haver gestão e gerenciamento como componente curricular nas instituições de ensino superior em enfermagem, a fim de tornar esses profissionais aptos a gerenciar, empreender e liderar equipes. Neste cenário, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), publicou a Resolução nº 568/18, que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem, valorizando o caráter empreendedor do enfermeiro ao reconhecer a personalidade jurídica desses serviços¹. Somado a esta perspectiva, a Aprendizagem Baseado em Projetos (PjBL), do inglês Project-Based Learning, ajuda a fortificar o conhecimento nas universidades, por meio do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando ao acadêmico o protagonismo na construção do conhecimento. Nessa concepção, a aprendizagem ocorre durante o processo de desenvolvimento de um projeto. Uma característica dessa concepção é que a responsabilidade da aprendizagem passa a ser do estudante, que deve assumir um papel ativo, tendo o professor como seu orientador². Portanto, o PjBL poderá ser uma ferramenta para ajudar o enfermeiro a construir um empreendimento. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem sobre a construção de um projeto empreendedor, utilizando o PjBL. Metodologia: É um estudo descritivo, em forma de relato, vivenciado por acadêmicas de enfermagem do 5º ano, durante o Estágio Supervisionado Hospitalar, as quais foram instigadas pela Universidade à construírem um projeto empreendedor na enfermagem, utilizando o PjBL, tendo em vista o primeiro campo de prática, a clínica obstétrica de um hospital regional localizado na região metropolitana de Belém, no mês de fevereiro de 2019, a partir de uma questão-problema. Resultados e Discussão: Durante o estágio hospitalar na clínica obstétrica, percebeu-se que muitas parturientes eram internadas precocemente, desencadeando uma série de intervenções desnecessárias durante o trabalho de parto e, até, indicações à cesárea em decorrência da evolução do processo de parturição demorada. Internação precoce é quando a mulher é internada fora de trabalho de parto, com contrações não ritmadas, com duração curta, colo com dilatação inferior a 5 cm, ou seja, em pródromos ou em fase latente do trabalho de parto (3). Portanto, a internação precoce pode ocasionar na mulher estresse e ansiedade, pois, ela acredita que precisa dilatar de maneira eficaz mesmo sem estar em trabalho de parto, aumenta risco de infecção hospitalar, além de causar esgotamento físico e psicológico. A prática obstétrica baseada em evidências descrita pela Organização Mundial da Saúde tem como base a classificação de condutas obstétricas no parto normal, a partir de evidências científicas, segundo critérios de utilidade, eficácia e risco (4). Neste contexto, levantou-se a seguinte questão-problema ‘’como reduzir as internações precoce e, consequentemente, reduzir as intervenções durante o trabalho de parto?”. Tal indagação deu suporte para a construção hipotética de uma consultoria de enfermagem obstétrica, conforme a Resolução nº 568/18 (COFEN), que ampararia a gestação, dando suporte para o parto domiciliar e o puerpério dessa mulher. O consultório tem a finalidade de sanar dúvidas acerca da gestação, do parto normal, amamentação ou qualquer interrogação que essa gestante venha a ter. Além de proporcionar o cuidado integral e individual, respeitando as vontades da mulher, dando à ela o protagonismo durante o parto. Não obstante, a consultoria abarcaria os profissionais da obstetrícia que quisessem se atualizar sobre novas técnicas, boas práticas durante o parto, em forma de educação continuada baseada em conhecimento científico. Considerações finais: Nota-se que o PjBL é uma metodologia que de fato instiga o aluno a assumir competências e aprimorar as habilidades, buscando de forma independente os conhecimentos necessários para alcançar os objetivos, a partir de um problema. Logo, empreender também é encontrar um problema e desenvolver uma solução diferenciada, agregando valores ao consumidor. Indubitavelmente, é possível empreender na enfermagem, haja vista que é uma profissão com embasamento científico, a qual lhe avalizam a prática independente em vários setores do campo da saúde, dispondo de instrumentos que consentem atuar de forma global junto ao cliente/paciente, utilizando diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.

  • Palavras-chave
  • Tomada de Decisão Gerencial, Enfermagem Obstétrica, Metodologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


Link para associar-se à ABEn Pará:

https://forms.gle/HZMcrDjzJ1erhPeU9

 

Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

Belem Do Pará, Para, Brazil

Telefone: (91) 3226-3836