A ABORDAGEM DA SÍFILIS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA ESF

  • Autor
  • Izabela Moreira Pinto
  • Co-autores
  • João Pedro Martins da Cunha , Lorrane Teixeira Araújo , Márcia Geovanna Araújo Paz , Margarete Feio Boulhosa
  • Resumo
  •  

    A ABORDAGEM DA SÍFILIS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA ESF

    PINTO, Izabela Moreira¹;

    CUNHA, João Pedro Martins²;

    ARAÚJO, Lorrane Teixeira²;

    PAZ, Márcia Geovanna Araújo²;

    BOULHOSA, Margarete Feio³;

    Introdução: A Sífilis é uma infecção bacteriana causada pelo Treponema pallidum, divide-se em três estágios os quais podem ou não apresentar sintomas, está fortemente relacionada com a transmissão pelo contato direto na relação sexual e, portanto, é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), de forte impacto na saúde pública. Tal reflexo se justifica pela falta de prevenção pois há dificuldade na adesão dos preservativos tornando a população vulnerável (1). Nesse contexto, a educação em saúde facilita a ensino-aprendizagem, elemento eficaz na prevenção e promoção a saúde, como forma de renovar a visão do indivíduo frente ao processo saúde-doença o qual está inserido (2). A Estratégia de Saúde da Família foi criada com o objetivo de atender a população de forma equinânime e universal, a fim de integrar a comunidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os Agentes Comunitários de Saúde – ACS obtém grande participação na ESF, pois acolhem e aproximam a população dos profissionais de saúde (3). Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, durante a capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. Metodologia: A atividade foi realizada no dia 24 de abril de 2019 no horário da manhã, na ESF Canal do Galo II, em Belém. Inicialmente, as cadeiras foram organizadas em formato de semicírculo para facilitar a comunicação no auditório e com o auxílio do Datashow. Cerca de dez ACS participaram da atividade. Na introdução foi explanado a forma de prevenção mais eficaz para este tipo de infecção, a camisinha, foram exibidas imagens dos preservativos masculino e feminino e o passo a passo de como seria utilizada e também a distribuição de folders. Em seguida, a Sífilis foi apresentada pelos seguintes tópicos “o que é sífilis? ”, “qual o agente causador”, “quais os sintomas?”, “qual a prevenção?”, “qual o tratamento?”. Ao final, ressaltou-se sobre a importância desses profissionais para a saúde pública e os benefícios da estratégia de educação em saúde e o momento para perguntas e respostas desse público a respeito do assunto. Resultados e Discussão: O público mostrou-se bem receptivo e atento às informações repassadas, na apresentação muitos houveram dúvidas quanto os sintomas e tratamento da sífilis, fato evidenciado pelas diversas perguntas voltadas a esses tópicos. O folder despertou ainda mais o interesse no assunto, além da interação completa do público para com os apresentadores, pois conteúdo foi exposto de forma objetiva, dinâmica e de fácil compreensão. Ao final, agradeceram pela atividade e ressaltaram a importância de eventos como esse para fortalecer o vínculo da estratégia com a comunidade. Considerações Finais: A Educação em Saúde é um meio de levar conhecimento de forma didática, tendo em vista a prevenção dos indivíduos no processo saúde-doença. Apesar das IST’s serem um grave problema de saúde pública, investir na prevenção é a melhor forma de lidar com essa realidade. Desta forma, observa-se a importância de enfermagem em conjunto com os ACS para levar saúde de forma educativa.

    Descritores: Sífilis; Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família;

    Referências:

    1- Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. [acesso em 26 abr 2019]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_diretrizes_terapeutica_atencao_integral_pessoas_infeccoes_sexualmente_transmissiveis.pdf

    2- Vieira F, Portela N, Sousa G, Costa E, Oliveira D, Neiva, M. Inter-relação das ações de educação em saúde no contexto Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. 2017 [acesso em 26 abr 2019];9(4): 1-6. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/5911/pdf

    3- Arantes L, Shimizu H, Hamann E. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. 2016 [acesso em 26 abr 2019];21(5):1499-1509. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2016.v21n5/1499-1510/pt

    1 Discente do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, (UEPA). moreiraizabela@gmail.com.

    Discente do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, (UEPA).

    Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ).

     

  • Palavras-chave
  • Sífilis, Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis
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Anais da A BEn PA

Saudamos à Enfermagem Paraense*

A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).

Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem. 

Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos. 

Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis.

Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS. 

Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.

Att.,

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA

 

*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA

  • Eixo 1: Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental
  • Eixo 2: Desafios para uma prática equânime e os grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, raça/etnia e cultura.
  • Eixo 3: Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis

DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira


COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler


COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges


COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva

 

abensecaopara@gmail.com

A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas  Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.


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Sede da ABEn PA

Tv. Humaitá, 2205

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