A IMPORTÂNCIA DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
SANTOS, Leandro Costa¹
NEVES, Beatriz Begot²
GUERRA, Jessica Regina Maia²
ALVES, Maria Eduarda Ferreira²
TRINDADE, Renata da Costa²
ROCHA, Paula Sousa da Silva³
Introdução: A Revolta da Vacina: da varíola às campanhas de imunização Inaugurada em 1994, a exposição A Revolta da Vacina: da varíola às campanhas de imunização traça as trajetórias das políticas de imunizações implementadas pelo Brasil ao longo do último século. Tendo como ponto de partida o episódio que marcou a reação popular à lei da vacinação obrigatória proposta por Oswaldo Cruz, a mostra busca atualizar a temática da vacinação enfocando aspectos relativos às campanhas de erradicação da varíola e da poliomielite, aos programas de imunizações implementados por organismos internacionais e pelo país, bem como aqueles relativos à pesquisa e desenvolvimento de novas vacinas.³ Para RICHTMANN(2018), apesar de bons níveis de vacinação, o Brasil ainda tem que melhorar pois com a evolução da medicina e das vacinas, existe uma boa cobertura no país, todavia, tiveram alguns questionamentos quanto às novas vacinas e diminuiu o número de vacinação.¹ Seja no mundo, seja no Brasil, as ações de imunização foram – e continuam sendo – uma das mais importantes ferramentas para diminuir a mortalidade e morbidade de doenças, reduzir hospitalizações e prevenir sequelas graves e muitas vezes incapacitantes, como as causadas pela poliomielite.² Objetivos: Informar e mostrar a importância da vacinação e suas respectivas reações através de ações educativas, tanto para a população em geral, quanto para a equipe de enfermagem da unidade. Metodologia: Para a realização da atividade, os alunos utilizaram a “Metodologia da Problematização” a partir do arco de Charles Maguerez. Primeiramente os discentes dos cursos de enfermagem (CESUPA) realizaram uma visita à Unidade Municipal de Saúde no município de Ananindeua (PA) onde foi identificada a pouca informação por parte dos moradores sobre as vacinações e então, foi planejado uma ação educativa para esses moradores afim de informar tais moradores sobre as vacinas e suas reações. Nesse estudo prático foram usados folders ilustrativos explicando sobre a importância da vacinação e suas reações, com o propósito de incentivar e orientar os moradores do entorno da unidade, para se vacinar. Resultados/Discussão: De acordo com a ação educativa, os alunos de enfermagem abordaram os pacientes da unidade individualmente e apresentando o folder para eles em uma conversa sobre as vacinas e constataram que muitos não sabiam a importância da vacinação e suas reações, as mais informadas sobre o assunto eram as mães e só sobre vacinas especificas para crianças. Quanto a equipe de enfermagem da unidade, foram orientados para que eles divulgassem mais sobre as vacinações e sobre as suas campanhas. Coonclusão: Conclui-se, portanto que, o diálogo entre os acadêmicos e os leigos foi esclarecedor para ambos havendo troca de informações. Já a equipe de enfermagem da unidade, houve uma pequena relutância por estarem sendo orientados por acadêmicos, todavia, aceitaram as informações e se comprometeram com a ação.
DESCRITORES: Vacinação, Vacinas, Campanha
REFERÊNCIAS:
1- Laboratório Nossa Senhora das Dores. A importância da vacinação para prevenir doenças. 2019 Acessado em < https://labnsdores.com.br/blog/a-importancia-da-vacinacao-para-prevenir-doencas/ > 03 de março de 2019.
2- Associação da Industria Farmacêutica de pesquisa. Como as vacinas mudaram um País. Acesso em 04 abr 2019. Disponível em https://www.interfarma.org.br/public/files/biblioteca/como-as-vacinas-mudaram-um-pais-interfarma.pdf
3- Pôrto A, Pontes CF. Vacinas e campanhas: imagens de uma história a ser contada?. Revista História, Ciências, Saúde Manguinhos, vol. 10 (suplemento 2): 725-42, 2003. Acessado em < http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v10s2/a13v10s2.pdf > 03 de março de 2019.
¹Graduando em Enfermagem. Centro Universitário do Estado do Pará(CESUPA). Belém, Pará, Brasil; Email: Leandro.costa2011.lc16@gmail.com
²Graduandos em Enfermagem. Centro Universitário do Estado do Pará(CESUPA). Belém, Pará, Brasil
³Orientadora e docente do curso de Enfermagem, Enfermeira. Belém, Pará, Brasil
Anais da A BEn PA
Saudamos à Enfermagem Paraense*,
A edição 80a da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, conforme aprovado na 79a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (79a CONABEN) realizado em 10 e 11 de novembro de 2018, em Curitiba (PR).
Também neste contexto, em agosto de 2019 ocorrerá a 16a Conferência Nacional de Saúde, que tem um dos eixos diretamente que se articula com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Trata-se do eixo “Saúde como Direito” (ABEn Nacional, 2019).
Em um conjuntura de ameaça à democracia e aos direitos sociais conquistados, diante da visão sobrepujante e imedida da meritocracia, posta em um cenário injusto delineado no contexto histórico e socialmente determinado da realidade brasileira, abordar a Equidade e como a Enfermagem pode contribuir com sua prática social para superar nós de iniquidades que envolvem o processo saúde-doença das pesssoas, sua família e a sociedade-ambeinte onde estas se inserem. Assim como, os próprios nós que envolvem desafios à propria profissão na garantia de qualidade de vida e valorização do trabalho da própria enfermagem.
Neste sentido, a Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará realizou o I Congresso Paraense de Enfermagem no contexto da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, onde abriga a primeira versão do Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA. A programação central nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e no dia e 15 de maio de 2019 no Auditório 2 da UNAMA BR. A programação integrou as instituições de ensino e serviço da enfermagem abordado temas de interesse da profissão, promovendo atualização, reflexão crítica e divulgação de resultados de pesquisas nas apresentações de trabalhos científicos.
Neste sentido, o evento contou com ricas conferências, mesas, palestras e debates. Quanto aos trabalhos científicos foram 113 trabalhos aprovados, 1 trabalho premiado, 16 menções honrosas atribuídas. No desdobramentos do tema da 80ª SBEn os trabalhos foram dividos nos seguintes eixos:
Agradecemos a todos os participantes, voluntários da organização, patrocinadores e instituições envolvidas! Assim como, como muita satisfação disponibilizamos os Anais do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS.
Assim, com muita alegria, lançamos a 1ª Edição dos Anais da ABEn PA.
Att.,
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação do I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS - ABEn PA
*Texto de William Dias Borges - Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
DIRETORIA ABEn-PA:
Presidente: Regina Coeli Nascimento de Souza
Vice-presidente: Roseneide dos Santos Tavares
Secretária Geral: Nahima Castelo de Albuquerque
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos Sozinho
Diretora do Centro de Educação: Laura Maria Vidal Nogueira
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: William Dias Borges
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Maria Goreth Silva Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente: Laura Maria Vidal Nogueira
Nádile Juliane Costa de Castro
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Hellen Cristhina Lobato Jardim Rêgo
William Dias Borges
Everton Luís Freitas Wanzeler
COMISSÃO I SEMINÁRIO PARAENSE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (I SEAPS):
Presidente: Nádile Juliane Costa de Castro
Secretária geral: Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Victor da Graça Viana
Tamilis Feitosa Leal
Tatiane Giseli Marques da Silva
William Dias Borges
COMISSÃO DE MONITORIA
Presidente: Tatiane Giseli Marques da Silva
abensecaopara@gmail.com
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
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