Esta pesquisa avaliou a percepção de indivíduos analfabetos sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), documento utilizado para obtenção de anuência de pacientes, para realização de procedimentos clínicos de saúde, ou de participantes de pesquisa. Trata-se de um estudo transversal quali-quantitativo analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (parecer número 5.743.278). Participaram da pesquisa 32 alunos das 4 etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola municipal do município Ananindeua, Pará. A cada aluno foi explicada a importância do TCLE e foi distribuído um TCLE modelo para que o aluno tentasse compreendê-lo. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro semiestruturado de perguntas, elaborado pelos pesquisadores. Os resultados foram analisados qualitativamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, e quantitativamente pelo Teste Qui-quadrado e por Regressão Logística Bivariada. Os dados obtidos mostraram que o conhecimento prévio acerca do TCLE era baixo (34,37%). Apenas 46,87% dos participantes compreenderam o documento, sendo 38% da 4ª etapa da EJA. Os participantes que mais tiveram dificuldade de compreender o TCLE foram os que estavam na 1ª etapa (p = 0,005). Participantes de etapa mais avançada da EJA têm mais de 15 vezes a chance de compreender o conteúdo do TCLE comparado a participantes de etapa inferior (p = 0,016; OR = 15,75). A aplicação do TCLE nos atendimentos de saúde foi considerada benéfica pela maioria dos alunos, conforme evidencia a fala do Aluno 1 “Muito. Porque a gente fica mais ciente do que a gente vai fazer no dentista. Não sabia que tinha isso, fiquei bem chocada”. Concluiu-se que baixas habilidades de alfabetização afetam diretamente a autonomia para anuência em TCLE. Elementos textuais, como o tamanho da fonte, uso de termos difíceis e apresentação de um texto extenso podem dificultar compreensão do TCLE.
Presidência do Evento
Bianca Barroso Santana - (Presidente)
Nathalia Ingrid Gaspar Macedo - (Vice presidente)
Lorena Nascimento Souto - (Coordenadora Geral)
Francisco Genardo Neto Almeida de Oliveira - (Gestor)
Direção da Comissão Científica
José Mário Matos Sousa
Beatriz Risuenho Rodrigues
Comissão Científica
Amanda Vanessa Silva Souza
Evellyn de Cássia Martins Rodrigues
Gustavo Bezerra dos Santos Lira
Isabella Monteiro de Moraes
José Lucas da Silva Lago
Larissa Emille Pinto e Pinto
Lorena Maria de Souza da Silva
Matheus Ferreira Lima Rodrigues
Paula Pires da Silva
Raquel Rodrigues Bastos
Rayssa Maitê Farias Nazário
Vinicius Ruan Neves dos Santos