ANESTÉSICOS LOCAIS EM ODONTOLOGIA: UM GUIA PARA ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NO ATENDIMENTO DE PACIENTES DE ALTO RISCO.

  • Autor
  • Lucas Cruz Ferreira
  • Co-autores
  • Daniel Ugulino Ferreira , Claudia Pires Rothbarth
  • Resumo
  • Os objetivos desse trabalho são desenvolver um guia prático para facilitar a escolha de anestésicos locais por acadêmicos de odontologia durante o atendimento clínico de pacientes de alto risco  além de  realizar levantamento bibliográfico acerca dos tipos de anestésicos locais e suas aplicações na Odontologia, auxiliar acadêmicos de Odontologia na seleção dos anestésicos locais para o atendimento de pacientes de alto risco com alterações cardiocirculatórias: doenças cardíacas e hipertensão arterial, grávidas, diabéticos, renais crônicos, doença hepática, hipotireoidismo e hipertireoidismo, orientar o uso consciente dos anestésicos locais em Odontologia para prevenir complicações sistêmicas. A utilização de anestésicos locais na prática clínica é bastante rotineira dentro da odontologia, as condições sistêmicas dos pacientes e a escolha do tipo e dosagem das substâncias anestésicas geram dificuldades para estudantes e profissionais menos experientes, desta forma, se faz necessário realizar um correto planejamento para atendimento. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um guia prático para facilitar a escolha de anestésicos locais por acadêmicos de odontologia durante o atendimento clínico de pacientes de alto risco. Foi realizada uma revisão de literatura tomando como base artigos científicos publicados entre os anos de 2009 e 2022, em língua portuguesa e inglesa, os quais foram coletados por meio da busca eletrônica nas bases de dados LILACS, PUBMED, Google Scholar e ScienceDirect, além da consulta aos livros consagrados acerca do assunto. Os resultados obtidos foram organizados em um guia prático, visando facilitar a escolha dos anestésicos locais pelos estudantes durante o atendimento odontológico e, assim, contribuir para a diminuição de complicações sistêmicas durante o uso dessas substâncias em pacientes de alto risco.

  • Palavras-chave
  • Anestésicos Locais, Cardiopatias, Hipertensão, Odontologia, Pacientes
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
Voltar Download

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) realiza anualmente, por meio da colaboração ativa e dedicação dos discentes de graduação, a Jornada de Odontologia da Universidade Federal do Pará (JOUFPA). Com o passar do tempo, o evento tomou grandes proporções e amplo reconhecimento no Estado do Pará, tornando-se, assim, um expoente de qualidade, excelência e contribuição na pesquisa cientifica regional e nacional.

Após anos de trabalho, entregando o melhor para acadêmicos e profissionais, a XXVI edição da JOUFPA se consolidou no 1º Congresso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (COUFPA), com o tema: “Odontologia Brasileira: do ensino à pratica clínica, uma referência para o mundo”. Neste novo ciclo, a Comissão Organizadora se orgulha em honrar o exímio trabalho da Jornada em suas edições anteriores, bem como em enaltecer a Odontologia traçada por pesquisadores, docentes e estudantes das faculdades de odontologia da Amazônia, do Pará, e, principalmente, da Universidade Federal do Pará. A interconexão de saberes teóricos e práticos possibilita a evolução do conhecimento científico da nossa Odontologia, que gradativamente ganha espaço e prestígio internacional.

O evento foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro e contarou com renomados profissionais em palestras, práticas de hands-on, mini cursos para aperfeiçoamento, além de fornecer espaço para apresentações de trabalhos e artigos científicos. Tudo isso é possível com investimento de grandes empresas conceituadas no ramo da odontologia, que levarão em seus stands as novas tendências e tecnologias do mercado.

 

Agradecemos aos nossos patrocinadores e à todos que participaram do nosso evento!

  • Acupuntura
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Dentística
  • Endodontia
  • Estomatologia e Patologia Oral
  • Farmacologia e Homeopatia
  • Harmonização Orofacial
  • Implantodontia
  • Materiais Dentários
  • Oclusão/Disfunção temporomandibular/Dor Orofacial
  • Odontogeriatria
  • Odontologia do Esporte
  • Odontologia Hospitalar
  • Odontologia Legal
  • Odontologia do Trabalho
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
  • Odontopediatria
  • Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
  • Periodontia
  • Prótese Dentária e Prótese Buco-Maxilo-Facial
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • Saúde Coletiva
  • Terapias Complementares em Odontologia (Laserterapia, Fitoterapia e Hipnose)
  • Acupuntura
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Dentística
  • Endodontia
  • Estomatologia e Patologia Oral
  • Farmacologia e Homeopatia
  • Harmonização Orofacial
  • Implantodontia
  • Materiais Dentários
  • Oclusão/Disfunção-temporomandibular/DorOrofacial
  • Odontogeriatria
  • Odontologia do Esporte
  • Odontologia Hospitalar
  • Odontologia Hospitalar
  • Odontologia do Trabalho
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
  • Odontopediatria
  • Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
  • Periodontia
  • Prótese Dentária e Prótese Buco-Maxilo-Facial
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • Saúde Coletiva
  • Terapias Complementares em Odontologia
  • Odontologia Legal

Presidência do Evento

Bianca Barroso Santana - (Presidente)
Nathalia Ingrid Gaspar Macedo - (Vice presidente)
Lorena Nascimento Souto - (Coordenadora Geral)
Francisco Genardo Neto Almeida de Oliveira - (Gestor)

Direção da Comissão Científica

José Mário Matos Sousa
Beatriz Risuenho Rodrigues

Comissão Científica

Amanda Vanessa Silva Souza
Evellyn de Cássia Martins Rodrigues
Gustavo Bezerra dos Santos Lira
Isabella Monteiro de Moraes
José Lucas da Silva Lago
Larissa Emille Pinto e Pinto
Lorena Maria de Souza da Silva
Matheus Ferreira Lima Rodrigues
Paula Pires da Silva
Raquel Rodrigues Bastos
Rayssa Maitê Farias Nazário
Vinicius Ruan Neves dos Santos