A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) oferece serviços odontológicos à comunidade através de suas clínicas-escolas e do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, nota-se uma problemática organizacional quanto aos processos de encaminhamento dos pacientes para as clínicas em que receberão atendimento, causando demora para o início do tratamento, idas repetitivas e desnecessárias ao prédio da FO-UFPA. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um chatbot de inteligência artificial que direciona os pacientes para as clínicas odontológicas da FO-UFPA por meio de mensagens de texto, com base em sua saúde bucal autorreferida. Trata-se de um estudo de desenvolvimento, que passou por etapas de entrevistas semiestruturadas, construção de conteúdo e cenários do bot, e programação. Como produto final, obteve-se um software que interage com o usuário a partir de uma saudação inicial, explica seu objetivo e sugere sinais e sintomas que o paciente possa identificar em si mesmo, o encaminhando para a clínica mais adequada à sua demanda. Conforme os testes pilotos, o chatbot apresenta boa usabilidade e interação com os usuários, auxiliando servidores e pacientes no momento do encaminhamento, mitigando o problema estrutural do processo de encaminhamento, através da pré-triagem com uso de inteligência artificial.
Presidência do Evento
Bianca Barroso Santana - (Presidente)
Nathalia Ingrid Gaspar Macedo - (Vice presidente)
Lorena Nascimento Souto - (Coordenadora Geral)
Francisco Genardo Neto Almeida de Oliveira - (Gestor)
Direção da Comissão Científica
José Mário Matos Sousa
Beatriz Risuenho Rodrigues
Comissão Científica
Amanda Vanessa Silva Souza
Evellyn de Cássia Martins Rodrigues
Gustavo Bezerra dos Santos Lira
Isabella Monteiro de Moraes
José Lucas da Silva Lago
Larissa Emille Pinto e Pinto
Lorena Maria de Souza da Silva
Matheus Ferreira Lima Rodrigues
Paula Pires da Silva
Raquel Rodrigues Bastos
Rayssa Maitê Farias Nazário
Vinicius Ruan Neves dos Santos