O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de caso clínico de tratamento da mordida aberta anterior (MAA) com uso de um educador lingual como alternativa de tratamento de mecânica simples e eficaz. Paciente do sexo masculino, 8 anos de idade, apresentou-se à clínica odontológica do IOA – Belém para tratar os “dentes tortos”, criança sem nenhuma comorbidade, relatado hábito de roer unhas, morder objetos, apresenta interposição lingual e respiração mista. Após análise clínica e radiográfica, decidiu-se utilizar um aparelho fixo denominado educador lingual. O aparelho foi instalado e o paciente foi acompanhado por 12 meses com consultas mensais. Foi possível concluir que a terapia com o educador lingual para este caso de MAA foi de boa aceitação, de mecânica simples e relativamente confortável, eliminando hábitos e promovendo o treinamento da língua para a posição correta, prevenindo desarmonias ósseas severas e favorecendo o desenvolvimento e crescimento harmonioso da face.
Presidência do Evento
Bianca Barroso Santana - (Presidente)
Nathalia Ingrid Gaspar Macedo - (Vice presidente)
Lorena Nascimento Souto - (Coordenadora Geral)
Francisco Genardo Neto Almeida de Oliveira - (Gestor)
Direção da Comissão Científica
José Mário Matos Sousa
Beatriz Risuenho Rodrigues
Comissão Científica
Amanda Vanessa Silva Souza
Evellyn de Cássia Martins Rodrigues
Gustavo Bezerra dos Santos Lira
Isabella Monteiro de Moraes
José Lucas da Silva Lago
Larissa Emille Pinto e Pinto
Lorena Maria de Souza da Silva
Matheus Ferreira Lima Rodrigues
Paula Pires da Silva
Raquel Rodrigues Bastos
Rayssa Maitê Farias Nazário
Vinicius Ruan Neves dos Santos