IMPLANTE UNITÁRIO GUIADO E USO DE CICATRIZADOR PERSONALIZADO IMEDIATOS: RELATO DE CASO

  • Autor
  • Vitória borges da cunha
  • Co-autores
  • Jessica borges Moraes Amorim , Arnaldo Gonçalves Junior , Camila lima de Andrade
  • Resumo
  • O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico que utilizou cirurgia guiada de implante unitário imediato após exodontia do elemento 25 juntamente com a instalação de cicatrizador personalizado para a promoção de estabilidade tecidual e proteção do leito cirúrgico.

    Paciente KAP, gênero feminino, de 30 anos, procurou atendimento odontológico devido fratura coronária extensa no elemento 25.  O plano de tratamento incluiu exodontia minimamente invasiva com preservação alveolar, indicação de um implante unitário guiado e instalação de um cicatrizador personalizado. O guia cirúrgico foi planejado digitalmente a partir da tomografia computadorizada e do escaneamento digital das arcadas da paciente. Um implante EPIKUT Plus 3,5mm de diâmetro x 11,5mm de comprimento foi instalado com estabilidade primária atingida de 45Ncm de torque na região do elemento 25. O cicatrizador personalizado também foi planejado digitalmente levando-se em consideração o perfil de emergência da prótese sobre implante e impresso em polimetilmetacrilato (PMMA). Após a instalação do implante, o cicatrizador foi unido ao componente protético Tibase por meio de resina flow e parafusado sobre o implante. Diante disso, atingiu-se resultado positivo, previsível e preciso do que foi planejado virtualmente e executado na boca da paciente. Além do implante dental ter sido instalado em posição tridimensional ideal por meio da cirurgia guiada, o uso do cicatrizador personalizado teve papel fundamental na proteção do leito cirúrgico, dispensando o uso de sutura e ainda promoveu preservação e estabilidade dos tecidos ao redor do implante. A paciente retornou após 90 dias e constatou-se que a abordagem da instalação de implante guiado concomitantemente à exodontia e uso do cicatrizador personalizado foi fundamental para obter-se resultado satisfatório na cicatrização tecidual e na manutenção da arquitetura gengival para a reabilitação protética do dente 25.

  • Palavras-chave
  • Implantes Dentários. Cirurgia Assistida por Computador. Odontologia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Implantodontia
Voltar Download

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) realiza anualmente, por meio da colaboração ativa e dedicação dos discentes de graduação, a Jornada de Odontologia da Universidade Federal do Pará (JOUFPA). Com o passar do tempo, o evento tomou grandes proporções e amplo reconhecimento no Estado do Pará, tornando-se, assim, um expoente de qualidade, excelência e contribuição na pesquisa cientifica regional e nacional.

Após anos de trabalho, entregando o melhor para acadêmicos e profissionais, a XXVI edição da JOUFPA se consolidou no 1º Congresso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (COUFPA), com o tema: “Odontologia Brasileira: do ensino à pratica clínica, uma referência para o mundo”. Neste novo ciclo, a Comissão Organizadora se orgulha em honrar o exímio trabalho da Jornada em suas edições anteriores, bem como em enaltecer a Odontologia traçada por pesquisadores, docentes e estudantes das faculdades de odontologia da Amazônia, do Pará, e, principalmente, da Universidade Federal do Pará. A interconexão de saberes teóricos e práticos possibilita a evolução do conhecimento científico da nossa Odontologia, que gradativamente ganha espaço e prestígio internacional.

O evento foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro e contarou com renomados profissionais em palestras, práticas de hands-on, mini cursos para aperfeiçoamento, além de fornecer espaço para apresentações de trabalhos e artigos científicos. Tudo isso é possível com investimento de grandes empresas conceituadas no ramo da odontologia, que levarão em seus stands as novas tendências e tecnologias do mercado.

 

Agradecemos aos nossos patrocinadores e à todos que participaram do nosso evento!

  • Acupuntura
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Dentística
  • Endodontia
  • Estomatologia e Patologia Oral
  • Farmacologia e Homeopatia
  • Harmonização Orofacial
  • Implantodontia
  • Materiais Dentários
  • Oclusão/Disfunção temporomandibular/Dor Orofacial
  • Odontogeriatria
  • Odontologia do Esporte
  • Odontologia Hospitalar
  • Odontologia Legal
  • Odontologia do Trabalho
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
  • Odontopediatria
  • Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
  • Periodontia
  • Prótese Dentária e Prótese Buco-Maxilo-Facial
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • Saúde Coletiva
  • Terapias Complementares em Odontologia (Laserterapia, Fitoterapia e Hipnose)
  • Acupuntura
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Dentística
  • Endodontia
  • Estomatologia e Patologia Oral
  • Farmacologia e Homeopatia
  • Harmonização Orofacial
  • Implantodontia
  • Materiais Dentários
  • Oclusão/Disfunção-temporomandibular/DorOrofacial
  • Odontogeriatria
  • Odontologia do Esporte
  • Odontologia Hospitalar
  • Odontologia Hospitalar
  • Odontologia do Trabalho
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
  • Odontopediatria
  • Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
  • Periodontia
  • Prótese Dentária e Prótese Buco-Maxilo-Facial
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • Saúde Coletiva
  • Terapias Complementares em Odontologia
  • Odontologia Legal

Presidência do Evento

Bianca Barroso Santana - (Presidente)
Nathalia Ingrid Gaspar Macedo - (Vice presidente)
Lorena Nascimento Souto - (Coordenadora Geral)
Francisco Genardo Neto Almeida de Oliveira - (Gestor)

Direção da Comissão Científica

José Mário Matos Sousa
Beatriz Risuenho Rodrigues

Comissão Científica

Amanda Vanessa Silva Souza
Evellyn de Cássia Martins Rodrigues
Gustavo Bezerra dos Santos Lira
Isabella Monteiro de Moraes
José Lucas da Silva Lago
Larissa Emille Pinto e Pinto
Lorena Maria de Souza da Silva
Matheus Ferreira Lima Rodrigues
Paula Pires da Silva
Raquel Rodrigues Bastos
Rayssa Maitê Farias Nazário
Vinicius Ruan Neves dos Santos