RESUMO: A equipe interdisciplinar desempenha um papel fundamental no cuidado integral da criança autista, pois reúne profissionais de diferentes áreas que contribuem com suas expertises para atender às necessidades específicas dessa criança. A atuação integrada e colaborativa desses profissionais permite uma abordagem holística e personalizada para cada criança autista, levando em consideração suas habilidades, dificuldades e particularidades. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com carácter de estudo descritivo e abordagem qualitativa, em que foi realizada buscas no sistema da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, usando os seguintes descritores: Equipe de assistência ao paciente, Saúde da Criança, Saúde materno-infantil. Inicialmente foram encontrados 167 resultados sem filtros, e posteriormente a aplicação reduziu-se para 13 estudos, e destes, foram lidos os seus títulos resultantes das bases de dados, restando apenas 09 artigos para a amostra na síntese qualitativa final. Resultados: Mediante as análises literárias, verificou-se nitidamente que a abordagem interdisciplinar no diagnóstico precoce e intervenção na saúde da criança autista é fundamental para garantir o melhor desenvolvimento e qualidade de vida para essas crianças. A atenção primária desempenha um papel essencial nesse processo, pois é o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde e pode atuar de forma preventiva, identificando precocemente sinais e sintomas de autismo e providenciando encaminhamento para avaliação e intervenção adequadas. Conclusão: Diante da complexidade do autismo e das múltiplas dimensões que o envolvem, a abordagem interdisciplinar se mostra como uma estratégia eficaz para o diagnóstico precoce e intervenção na saúde da criança autista.
Anais do Evento: PRIMEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL DA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR: DO NASCIMENTO A TERCEIRA IDADE
doi.org/10.55664/ida
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