O artigo analisa a educação como estratégia para o desenvolvimento regional por meio do Programa Cooperativas Escolares. Para tanto, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: as cooperativas escolares potencializam a educação e, consequentemente, o desenvolvimento regional? O referido programa é desenvolvido em parceria com instituições de ensino que incorporam os valores cooperativistas em sua proposta educativa. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender a importância da educação no contexto das cooperativas escolares, identificando os princípios da educação e o funcionamento de uma cooperativa escolar. Para que o objetivo fosse atingido, foi analisada a cooperativa escolar Cooperzimmer, que atua dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer, na cidade de Rolante, estado do Rio Grande do Sul. A base teórica que sustenta o artigo é amparada pela teoria de Amartya Sen e autores que contextualizam a educação e o movimento cooperativista. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica com coleta de depoimentos. Os resultados obtidos indicam que as cooperativas escolares potencializam o desenvolvimento regional na medida em que os estudantes são envolvidos como sujeitos autônomos e protagonistas de seu próprio conhecimento.
Comissão Organizadora
Congresso Cooperativismo
Fernando Rocha
Uziel Barbosa
Comissão Científica