As cooperativas escolares como estratégia para a educação e o desenvolvimento regional

  • Autor
  • Zilá Jacqueline Aubel
  • Co-autores
  • Vitória Nicolini Nunes , Roberto Tadeu Ramos Moraes , Moema Pereira Nunes
  • Resumo
  • O artigo analisa a educação como estratégia para o desenvolvimento regional por meio do Programa Cooperativas Escolares. Para tanto, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: as cooperativas escolares potencializam a educação e, consequentemente, o desenvolvimento regional? O referido programa é desenvolvido em parceria com instituições de ensino que incorporam os valores cooperativistas em sua proposta educativa. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender a importância da educação no contexto das cooperativas escolares, identificando os princípios da educação e o funcionamento de uma cooperativa escolar. Para que o objetivo fosse atingido, foi analisada a cooperativa escolar Cooperzimmer, que atua dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer, na cidade de Rolante, estado do Rio Grande do Sul. A base teórica que sustenta o artigo é amparada pela teoria de Amartya Sen e autores que contextualizam a educação e o movimento cooperativista. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica com coleta de depoimentos. Os resultados obtidos indicam que as cooperativas escolares potencializam o desenvolvimento regional na medida em que os estudantes são envolvidos como sujeitos autônomos e protagonistas de seu próprio conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Cooperativas escolares; Desenvolvimento regional
  • Área Temática
  • GT 9 – Educação cooperativista
Voltar
  • GT 1 – O trabalho e suas multidimensões
  • GT 2 – Autogestão, comercialização e empreendedorismo na ESS
  • GT 3 – Inovação e tecnologia social
  • GT 4 – Direito e instituições
  • GT 5 – Movimentos sociais e redes de ESS
  • GT 6 – Desenvolvimento territorial, ruralidades e agroecologia
  • GT 7 – Políticas públicas de ESS
  • GT 8 – Financiamento e práticas de finanças solidária
  • GT 9 – Educação cooperativista
  • GT 10 – Desigualdades e gerações na ESS (gênero, raça e juventude)
  • GT 11 – Turismo e meio ambiente
  • GT 12 – Internacionalização dos empreendimentos solidários
  • GT 13 – Teoria do cooperativismo, economia social e solidária
  • GT 14 – Plataformas digitais e ESS
  • GT 15 – Relatos de experiência, práticas de incubação e extensão universitária
  • GT 16 – Implementação e mensuração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Comissão Organizadora

Congresso Cooperativismo
Fernando Rocha
Uziel Barbosa

Comissão Científica