O PRINCÍPIO EDUCATIVO NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA NA COOPERUNIDOS

  • Autor
  • INAJARA DE SALLES VIANA NEVES
  • Resumo
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    A Coopertavia Cooperunidos é uma das propostas de incubação que está em processo de implementação, por meio das ações que estão em desenvolvimento no projeto “Trabalho e Educação: implementação do trabalho associado e do Emprego Verde em Brumadinho”. Trata-se de uma iniciativa vinculada à Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto propõe implementar, e acompanhar durante trinta meses, unidades produtivas de trabalho associado em Brumadinho e região. A referência teórica e empírica do projeto foi estruturada a partir da sistematização do “Diagnóstico participativo: desafios e possibilidades da Economia Solidária e do Emprego Verde em Brumadinho", realizado em 2021 e 2022. A implementação de todo o conjunto das unidades produtivas apresentadas tem como público alvo os familiares das vítimas e atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Córrego do Feijão. A intenção inicial é descrever algumas das atividades desenvolvidas junto a Cooperativa de trabalho industrial para a produção de Madeira Plástica, Cooperunidos. Trata-se de uma experiência que conta com a participação de uma (01) trabalhadora e (10) trabalhadores de Brumadinho que buscam uma alternativa à mineração para a geração de trabalho, emprego e renda, nos marcos do Emprego Verde e da Economia Solidária, por meio de reciclagem de plástico com alto potencial de remanufatura. O objetivo geral deste artigo é descrever e analisar as ações de formação realizadas junto aos cooperados a partir do princípio educativo do trabalho. Por se tratar de um projeto que está em desenvolvimento, as ações na Cooperunidos são realizadas por meio de encontros semanais, com pautas específicas, geralmente relacionadas aos aspectos burocráticos e legais da cooperativa. Além disso, durante os encontros são realizadas  formações relacionadas ao: Cooperativismo e associativismos: princípios do cooperativismo e do associativismo, experiências e base legal; plano de negócio: precificação, capital de giro, previsão de ganhos, serviços de terceiros, análise de mercado; clientes, fornecedores, Processos operacionais; emprego verde: fundamentos, legislação, desafios e possibilidades na atualidade e segurança do trabalho: saúde e segurança, legislação e trabalho decente. A partir dessa ação formativa de educação cooperativista, apresenta-se uma revisão de literatura relacionando o princípio educativo a luz da experiência da Cooperunidos. Nota-se a partir dessa experiência, que os princípios básicos relativos a ajuda mútua, solidariedade, democracia, participação e autonomia permeiam as experiências vivenciadas pelo grupo de cooperados da Cooperunidos.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Cooperativista; princípio educativo; economia solidária; trabalho associado
  • Área Temática
  • GT 9 – Educação cooperativista
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  • GT 1 – O trabalho e suas multidimensões
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  • GT 5 – Movimentos sociais e redes de ESS
  • GT 6 – Desenvolvimento territorial, ruralidades e agroecologia
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  • GT 8 – Financiamento e práticas de finanças solidária
  • GT 9 – Educação cooperativista
  • GT 10 – Desigualdades e gerações na ESS (gênero, raça e juventude)
  • GT 11 – Turismo e meio ambiente
  • GT 12 – Internacionalização dos empreendimentos solidários
  • GT 13 – Teoria do cooperativismo, economia social e solidária
  • GT 14 – Plataformas digitais e ESS
  • GT 15 – Relatos de experiência, práticas de incubação e extensão universitária
  • GT 16 – Implementação e mensuração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

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