MARKETING NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA SOBRE COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS E VISIBILIDADE PROFISSIONAL.

  • Autor
  • Andressa Samara Olinto Almeida
  • Co-autores
  • Thayná Patrícia Almeida Santos
  • Resumo
  • Introdução: O cenário digital intensificou a necessidade de profissionais desenvolveremcompetências comunicacionais usando as redes sociais. Entretanto, a inserção desses conteúdos nos currículos ainda é limitada. Objetivo: Analisar como a literatura descreve a inserção de competências comunicacionais e estratégias de visibilidade/marketing na formação em saúde.Metodologia: Trata-se de uma Revisão de literatura realizada em setembro de 2025, nas bases SciELO, PubMed/MEDLINE, LILACS, Google Acadêmico e repositórios institucionais brasileiros. Incluíram-se artigos em português, inglês e espanhol, de acesso gratuito e publicados nos últimos cinco anos, que abordassem comunicação e/ou marketing na formação em saúde. Excluíram-se editoriais, artigos opinativos e sem interface com ensino. Resultados:Foram identificados 137 artigos, sendo 13 selecionados após critérios de inclusão e exclusão.Três eixos principais emergiram: 1- Competências comunicacionais escuta qualificada, linguagem clara, letramento em saúde e conduta ética on-line; 2- Visibilidade profissional uso de redes sociais para educação, divulgação científica e posicionamento profissional; 3- Inserção curricular propostas de metodologias ativas, simulação, projetos de extensão e mapeamento curricular. Discussão: As competências comunicacionais são indispensáveispara a prática em saúde. Estudos nacionais enfatizam a carência de formação sistemática em comunicação clínica e marketing pessoal, enquanto produções internacionais ressaltam o potencial educativo das redes sociais, mas também alertam para riscos de exposição inadequada e desinformação. Observa-se que a maioria das experiências descritas ocorre em ações pontuais como oficinas, projetos de extensão e simulações, raramente integradas de forma longitudinal ao currículo. Além disso, há escassez de evidências sobre impacto pedagógico e profissionalConsiderações finais: O Marketing e competências comunicacionais são essenciais à formação em saúde, mas pouco estruturados nos currículos. A análise da literatura evidencia que essa inserção ocorre de forma heterogênea, parcial e pouco sistematizadaDiretrizes claras e metodologias aplicadas são fundamentais para garantir comunicação efetiva, ética profissional e maior visibilidade no mercado.

  • Palavras-chave
  • Marketing de serviços de saúde. Currículo. Saúde digital
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