INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA EM REALIDADE VIRTUAL NO DESEMPENHO MOTOR DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

  • Autor
  • Ingrid Larissa da Silva Lourenço
  • Co-autores
  • Thayná Patricia Almeida Santos
  • Resumo
  • Introdução: A realidade virtual (RV) tem se consolidado como ferramenta promissora na reabilitação motora. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a necessidade de experiência prévia com ambientes virtuais para melhor adaptação e desempenho. Objetivo: Investigar a influência da experiência prévia em RV sobre o desempenho motor de idosos institucionalizados durante tarefas motoras virtuais. Metodologia: Ensaio clínico crossover, de abordagem quantitativa, realizado com idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) em Maceió/AL. O estudo foi conduzido conforme a Resolução CNS 510/16, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário CESMAC (Parecer nº 6.756.569). A amostra foi calculada com base em Triola (1999), estimando-se 16 participantes (n=16). A coleta ocorreu no Laboratório Multidisciplinar do CESMAC e na ILPI Lar Francisco de Assis. Os idosos realizaram tarefas motoras em ambiente virtual, sendo classificados quanto ao desempenho motor em três categorias: bom, excelente e moderado, separados em dois grupos: com experiência prévia e sem experiência em RV. O teste qui-quadrado foi utilizado para análise estatística (p<0,05). Resultados: Entre os idosos com experiência prévia (n=7), observaram-se desempenhos bom (n=3), excelente (n=1) e moderado (n=3). Entre aqueles sem experiência (n=9), os desempenhos foram bom (n=5), excelente (n=2) e moderado (n=2). O teste qui-quadrado não demonstrou diferença significativa entre os grupos (p=0,672), indicando que a experiência prévia não influenciou o desempenho motor na RV. Conclusão: A experiência prévia em ambientes virtuais não exerce impacto significativo sobre o desempenho motor de idosos. Os achados sugerem que a RV é uma tecnologia intuitiva, que permite rápida adaptação e execução satisfatória de tarefas motoras, mesmo por indivíduos sem familiaridade prévia. 

  • Palavras-chave
  • Realidade Virtual; Desempenho Motor; Idosos; Reabilitação.
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