GAMETERAPIA APLICADA A EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO EM PRANCHA: EFEITOS SOBRE A TOLERÂNCIA AO ESFORÇO

  • Autor
  • Franklin Danrley Rocha Silva Rafael
  • Co-autores
  • Letícia Maria da Rocha Soares , Miguel José Oliveira de Carvalho , Rafael Vinicius de Almeida Tabosa , Tyrone Raphael Feitosa Lima , Felipe Lima Rebêlo
  • Resumo
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    Introdução: A estabilidade do tronco desempenha papel fundamental no desempenho motor e na prevenção de lesões, evidenciando o fortalecimento do CORE, especialmente por meio de exercícios de prancha, que tem sido amplamente recomendado. A utilização da Gameterapia, recurso de realidade virtual não imersiva, representa uma estratégia inovadora, capaz de associar estímulos proprioceptivos e motivacionais à prática e tolerância ao exercício. No entanto, ainda são limitadas as evidências acerca dos efeitos dessa abordagem sobre parâmetros funcionais em adultos sedentários. Objetivo: Investigar os efeitos da Gameterapia aplicada a exercícios de estabilização em prancha sobre a tolerância ao esforço em adultos sedentários. Metodologia: Estudo experimental aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Cesmac, conduzido na Clínica Escola de Fisioterapia da instituição, em Maceió-AL, com universitários sedentários de ambos os sexos, entre 18 e 29 anos. Foram excluídos indivíduos com doenças neuromotoras, cardiovasculares não controladas, amputações ou déficits cognitivos. A intervenção foi realizada com o Nintendo Wii – Balance Board, utilizando os jogos Core Luge e Ski Slalom, que associam contrações abdominais estáticas e dinâmicas na prancha frontal. As sessões ocorreram duas vezes por semana, com progressão gradual de sobrecarga e complexidade. Os desfechos avaliados foram o tempo de execução da prancha ventral e a tolerância ao esforço pelo Teste de Caminhada de 6 Minutos (TC6). Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: A amostra foi composta por 9 voluntários. Após a intervenção, verificou-se melhora significativa nos dois desfechos. O tempo médio de manutenção da prancha aumentou de 62,35s (DP 54,59) para 90,3s (DP 50,51). No TC6, a distância percorrida passou de 543,7m (DP 65,08) para 651,8m (DP 62,7), evidenciando aumento na tolerância ao esforço. Conclusão: A Gameterapia aplicada a exercícios de estabilização em prancha mostrou-se efetiva para promover ganhos no desempenho do CORE e na tolerância ao esforço em adultos sedentários.

     

  • Palavras-chave
  • Realidade Virtual; Exercício; Resistência Física
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