Introdução- A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF),constitui-se como um importante marco para a compreensão da saúde a partir de uma perspectiva ampliada. Ela propõe uma abordagem biopsicossocial que considera não apenas as condições biológicas, mas também os fatores individuais e sociais que influenciam a funcionalidade humana, estabelecendo uma relação multidirecional entre saúde, incapacidade e participação social. No campo da Fisioterapia, a CIF representa um recurso fundamental para direcionar a avaliação e a intervenção clínica, além de favorecer a comunicação interdisciplinar e a padronização de linguagem entre profissionais de saúde. Reconhecendo sua relevância, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) recomenda desde 2009 que a CIF seja contemplada no ensino de graduação, como ferramenta essencial para a formação crítica e atualizada do futuro fisioterapeuta.Metodologia-Pesquisa exploratória com características qualitativas. Foram entrevistados docentes com graduação em fisioterapia com pelo menos um ano de docência. A pergunta norteadora foi pautada na percepção dos docentes sobre o ensino da CIF no curso de graduação em Fisioterapia. Para a avaliação das narrativas, utilizou-se a análise do discurso do sujeito coletivo. Resultados-Foram entrevistados 16 docentes, maioria do sexo feminino, com mais de 10 anos de docência. Baseando-se nas narrativas, identificaram-se três ideias centrais sobre o ensino da CIF: “È importante e necessário”; “Melhora o direcionamento do tratamento”; “Deve ser ensinada na graduação nas disciplinas práticas”. E uma ideia central sobre as principais dificuldades de inserir o ensino da CIF “Conhecimento aprofundado para o seu ensino”.Conclusão-Observa-se que os docentes, apesar de não possuírem um conhecimento adequado sobre a CIF, reconhecem que é necessário e importante o seu ensino para a formação do discente. Este conhecimento é, especialmente, importante para o acompanhamento do mercado de trabalho dentro de uma proposta interdisciplinar, a qual tem apresentado dificuldades de inclusão devido ao elevado desconhecimento dos profissionais.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
raphaela farias teixeira
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
Franklin Danrley Rocha Silva Rafael
Comissão Científica