Introdução- O transtorno do espectro autista (TEA) promove alteração em três aspectos fundamentais: social, comunicação verbal e não verbal, flexibilidade de interesses e de conduta. Objetivo- Verificar a percepção dos cuidadores sobre o reconhecimento dos sinais e sintomas das crianças com TEA.Materiais e Métodos – Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal com características qualitativas, realizada com cuidadores de crianças com TEA acompanhados em dois centros especializados na cidade de Maceió-AL.Foramentrevistados 118 cuidadores de crianças com TEA acompanhados em dois centros especializados com idades compreendida entre 2 e 15 anos, de ambos os gêneros. As narrativas dos cuidadores foram analisadas utilizando a técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC). Resultados- Foram encontradas três ideias centrais sobre a visão dos cuidadores no reconhecimento dos sinais e sintomas das crianças com TEA, tomando como base os mais mencionados como principais: Alteração na linguagem, Presença de estereotipias e dificuldade na interação social. Verificou-se que as crianças com TEA apresentaram atraso na marcha e andaram nas pontas dos pés, porém os cuidadores não os reconheceram como sinal de alerta. Considerações finais – Observou-se que o atraso na fala é o principal sinal para os cuidadores buscarem auxilio, entretanto, outros marcadores importantes foram observados, mas não foram reconhecidos como sinais que os preocupassem.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
raphaela farias teixeira
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
Franklin Danrley Rocha Silva Rafael
Comissão Científica