Introdução-A primeira unidade funcional de Lúriarefere-se aos sistemas responsáveis pela regulação da tonicidade e do equilíbrio corporal, que garantem o estado de alerta e a base postural necessária para toda atividade motora e cognitiva. No campo da psicomotricidade, a tonicidade e o equilíbrio são fundamentais para que a criança desenvolva posturas estáveis, coordenação e organização dos gestos. Alterações nesse sistema podem impactar diretamente o desenvolvimento global da criança, comprometendo desde a motricidade fina e grossa até processos atencionais e de aprendizagem.Objetivo-Avaliar o perfil psicomotor do equilíbrio em crianças de 4 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social do Centro Educacional Irmã Blandina (Comunidade Nosso Lar, Vergel do Lago).Materiais e métodos- Estudo transversal, descritivo e quantitativo, recorte de projeto de extensão (2023/2024). Incluídas 19 crianças de 4 a 6 anos, selecionadas pela triagem com o Teste de Denver II. As que apresentaram risco para atraso foram avaliadas pela Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca (BPM). Crianças com alterações participaram de intervenção psicomotora escolar, 2x/semana por 30 minutos.Resultados-Participaram dessa pesquisa 19 crianças, compreendida na faixa etária de 4 a 6 anos, de ambos os sexos. O perfil psicomotor geral encontrado foi 42,10% dispráxicas. Dessas 36,8% apresentaram perfil alterado para tonicidade e 89,4% para equilíbrio, o que corresponde a 1º unidade funcional de lúria. Os testes estáticos tiveram pior desempenho do que os dinâmicos, sendo o teste com menor pontuação o apoio em pé sé seguindo de ficar na ponta dos pés.O item com melhor pontuação foi andar para frente e para os lados.Conclusão-Crianças em situação de vulnerabilidade social apresentaram elevado índice de alterações no equilíbrio, principalmente em testes estáticos, reforçando a relevância da primeira unidade funcional de Lúria no desenvolvimento global.A intervenção psicomotorarealizada por fisioterapeuta mostra-se necessária e efetiva como estratégia de apoio no contexto escolar para essas crianças.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
raphaela farias teixeira
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
Franklin Danrley Rocha Silva Rafael
Comissão Científica