Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), representa uma mudança de paradigma no campo da saúde ao propor uma visão ampliada do processo saúde-doença. Sua abordagem ultrapassa o modelo biomédico tradicional e incorpora a perspectiva biopsicossocial, considerando fatores biológicos, individuais e contextuais, numa relação dinâmica e multidirecional. No âmbito da Fisioterapia, a CIF constitui-se em um instrumento fundamental para guiar avaliações, planejar condutas terapêuticas e ampliar a visão do fisioterapeuta quanto à funcionalidade e participação do paciente. Desde 2009, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) recomenda sua inserção nos currículos de graduação, reconhecendo sua importância para a formação crítica e reflexiva do futuro profissional, apto a responder às demandas crescentes do mercado de trabalho e aos desafios da prática interdisciplinar. Objetivo: Verificar a percepção dos discentes sobre a importância do ensino da CIF no curso de Fisioterapia. Metodologia: Estudo transversal, exploratório e qualitativo, realizado com 18 discentes do último ano do Curso de Fisioterapia de uma Instituição Pública de Ensino Superior. As entrevistas foram realizadas individualmente, sem limitação de tempo ou interferência, seguindo roteiro pré-definido que contemplava perfil sociodemográfico e percepção sobre o ensino da CIF. As ideias centrais foram analisadas pela técnica do discurso do sujeito coletivo. Resultados: Dos 18 discentes entrevistados, a maioria era do gênero feminino. As narrativas revelaram três ideias centrais: “É muito importante porque irá ajudar no tratamento do paciente” e “Seria um diferencial”. Conclusão: Conclui-se que os discentes reconhecem a importância da CIF ainda na graduação, principalmente por contribuir para a prática clínica e para o raciocínio fisioterapêutico. Consideram o conhecimento dessa classificação como um diferencial em sua formação acadêmica e futura atuação profissional, reforçando a necessidade de sua integração efetiva no processo de ensino-aprendizagem.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
raphaela farias teixeira
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
Franklin Danrley Rocha Silva Rafael
Comissão Científica