ALTERAÇÃO DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR USO EXCESSIVO DE SMARTPHONES; REVISÃO INTEGRATIVA
Orientandos: Rafaele Bruna da Silva, Yuri Juan Leite Batista, Kauê Gabriel Santos Joca, Lucivânia Santos de Oliveira, Davi Ferreira de Araújo
Orientadora: Mirelle Kelly Machado Farias
Docente do curso de Fisioterapia
Centro universitário CESMAC
E-mail: mirellefarias1@gmail.com ; majuformiga@outlook.com ; kauegabrielsantosjoca@gmail.com ; daviaraujo2605@gmail.com ; rafaelebruna1@outlook.com ; yuri1302juan000@gmail.com
Resumo:
Introdução: O smartphone se tornou parte da vida diária com uso crescente entre os jovens universitários, e o seu uso excessivo, traz impactos negativos na qualidade do sono dessa população. Muitos universitários utilizam o celular intensamente, especialmente no período noturno, o que pode gerar consequências físicas, psicológicas e acadêmicas. Objetivos: Analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, os impactos do uso excessivo de smartphones na qualidade do sono de estudantes universitários. Metodologia:
Foi realizada uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados PUBMED, SCIELO e LILACS dos últimos 10 anos. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, artigos originais, ensaios clínicos, revisões sistemática, observacional e meta-análise. Os critérios de exclusão foram: publicações que não se encaixassem nos critérios de inclusão. Resultados: Foram selecionados 7 artigos. Os estudos selecionados mostraram que a exposição prolongada à luz azul, o uso do smartphone antes de dormir e a dependência digital estão fortemente associados à má qualidade do sono, aumento da sonolência diurna, sintomas de ansiedade, depressão e dores musculoesqueléticas, principalmente na região cervical e membros superiores. Além disso, há prejuízos evidentes no rendimento acadêmico e no bem-estar geral dos estudantes. Conclusão: A pesquisa reforça que a maior parte dos estudantes universitários tem alterações de sono devido ao uso de smartphones, assim é necessário a conscientização sobre o uso saudável da tecnologia.
Palavras-chave: Qualidade de sono, Smartphone, Dependência digital
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
raphaela farias teixeira
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
Franklin Danrley Rocha Silva Rafael
Comissão Científica