Lesão por pressão: o cuidado da equipe multiprofissional na segurança do paciente

  • Autor
  • Amanda Silva Chagas
  • Co-autores
  • Thiago de Jesus Santos , Jaíne Karoline Felix Santana , Veronides Batista Ribeiro , Simone Otília Cabral Neves
  • Resumo
  •  

       INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a segurança do paciente é a redução mínima aceitável do risco de danos desnecessários a assistência à saúde. A lesão por pressão (LP) é definida como um dano local na pele e/ou tecidos subjacentes que ocorrem geralmente sobre uma proeminência óssea e resulta da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento. Podem ocorrem em diversos contextos da assistência, mas estão mais relacionadas ao ambiente hospitalar. É uma das cinco causas mais comuns de danos aos pacientes internados e um dos principais problemas que comprometem a segurança. OBJETIVO: Identificar as medidas preventivas para as lesões por pressão utilizadas pela equipe multiprofissional. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de literatura, que ocorreu através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS, BDENF, SCIELO e MEDLINE. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados para pesquisa foram: Lesão por pressão, segurança do paciente e equipe de assistência ao paciente. Para refinamento do material cruzou-se os descritores com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020, disponíveis em textos completos, escritos em português e inglês. E excluídos os artigos indisponíveis ou pagos e estudos duplicados. Após aplicação dos critérios, da análise dos títulos e resumos, identificou-se 22 artigos, que após leitura completa, foram selecionados 09 artigos que atendiam o objetivo desta pesquisa. RESULTADOS: Essas lesões trazem graves consequências para os pacientes, tais como, o risco de complicações e o aumento do tempo de internação hospitalar. A pressão é o principal fator etiológico na gênese das LP, porém a tolerância tissular, idade, nutrição, perfusão e morbidade são outros fatores que contribuem para o agravamento dessa mazela. Os idosos são mais susceptíveis e a região sacral é a área mais acometida. No tocante as intervenções utilizadas pela equipe multiprofissional na prevenção e no não agravamento dessas lesões, destacam-se na avaliação de risco de desenvolver LP: a utilização da Escala de Braden (EB), inspeção da pele, supervisão da cicatrização, limpeza da lesão, avaliação da dor, utilização de curativos e mudança de decúbito. CONCLUSÃO: Observar-se que o cuidado da equipe multiprofissional na promoção e prevenção das lesões por pressão é uma prática baseada na identificação do risco e no planejamento da assistência desde a admissão até alta, com o intuito da redução de danos e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

     

    REFERÊNCIAS

    CORREA, Analine de Souza Bandeira; SANTOS, Iolanda Beserra da Costa. Lesão por Pressão: Medidas Terapêuticas Utilizadas por Profissionais de Enfermagem. Rev. bras.ciênc. saúde, p. 33-42, 2019.

    FASSARELLA, Cintia Silva et al. Profissionais mediadores da qualidade e segurançado paciente como estratégia para o cuidado seguro. REME rev. min. enferm, p. [1-7],2017.

    FIGUEIRA, Tatiana Neves; BACKES, Marli Terezinha Stein; DA SILVA KNIHS,Neide. Elaboração de um guia de cuidados de enfermagem para tratamento de pacientes com lesões por pressão. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, v. 10, n.2, p. 322-326, 2018.

    ORTEGA, Daniela Benevides et al. Análise de eventos adversos em pacientesinternados em unidade de terapia intensiva. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 2,p. 168-173, 2017.

    SANTOS, Thayane Dias dos et al. O ambiente do cuidado e a segurança do paciente idoso hospitalizado: contribuições para enfermagem. 2017.

     

  • Palavras-chave
  • Lesão por pressão, Segurança do paciente, Equipe multiprofissional e Enfermagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar

A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com